Educação

Sinte reage à nova proposta, após audiência: “O governo está levando a categoria à greve”

Em ofício enviado ao SINTE-RN no início da noite desta segunda-feira (24), o Governo apresentou uma nova proposta

Após audiência com a governadora Fátima Bezerra, o secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, apresentou uma contraproposta de reajuste para os trabalhadores e trabalhadoras do magistério que, segundo o Sinte, desconsidera, inclusive, a correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Em ofício enviado ao SINTE-RN no início da noite desta segunda-feira (24), o Governo apresentou uma nova proposta. Em nota o sindicato informou que “praticamente “ignora” o percentual do reajuste do Piso Nacional do Magistério de 2025 (para relembrar, o reajuste do piso foi de 6,27%).”

Segundo o documento, o governo propôs 3% de reajuste, sendo que não mais em março, como na proposta anterior, mas agora em abril. Os outros 3,27%, que completariam os 6,27% conforme a lei do piso nacional, seriam pagos em dezembro. “Para piorar, o governo também desconsiderou o pagamento do retroativo referente aos meses de janeiro, fevereiro e março”, diz a nota do Sinte, publicada em seu Instagram

“Com essa proposta, o governo está levando a categoria à greve. Greve já”, afirmou o coordenador-geral do SINTE-RN, professor Rômulo Arnaud, em publicação nas redes sociais após tomar conhecimento da proposta.