Notícias

Em menos de 24h, Álvaro Dias muda discurso e admite dívidas deixadas em Natal

Imagem: Em menos de 24h, Álvaro Dias muda discurso e admite dívidas deixadas em Natal – Foto: Reprodução/97FM O ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (PL) mudou o tom ao voltar a falar sobre as contas deixadas por sua gestão na Prefeitura. Depois de afirmar, em entrevista na 96 FM nesta terça-feira 9, que entregou o Município em situação “razoavelmente confortável”, com dinheiro em caixa superior ao passivo existente, ele agora reconheceu , menos de 24 horas depois, que deixou dívidas ao fim do mandato, embora continue negando que tenha havido rombo ou situação calamitosa, destaca o AGORA RN. A nova declaração foi dada na manhã desta quarta-feira 10 em entrevista à 97 FM, ao comentar a controvérsia sobre o passivo herdado pelo prefeito Paulinho Freire (União Brasil). Questionado sobre as queixas em torno da situação financeira da Prefeitura, Álvaro negou ter conhecimento de reclamações de Paulinho, seu aliado político, e tentou tratar a existência de dívidas como algo comum em transições administrativas. “Todo governo que sai, deixa dívidas”, afirmou o ex-prefeito. Em seguida, disse que também herdou obrigações quando assumiu a Prefeitura e citou passivos de administrações anteriores, incluindo a de Micarla de Sousa e até dívidas que, segundo ele, vinham do período da ex-governadora Wilma de Faria. Para ele, uma dívida pública não se forma de uma hora para outra nem pode ser resolvida de imediato. “Uma dívida não se constrói da noite para o dia, não”, disse. A fala representa uma mudança de enquadramento em relação à entrevista anterior. Na 96 FM, Álvaro havia sido mais enfático ao negar que tivesse deixado um passivo próximo de R$ 1 bilhão para a gestão seguinte. Disse que havia feito levantamento com contadores e com a então secretária de Planejamento, Joanna Guerra, hoje vice-prefeita, e sustentou que a Prefeitura ficou em situação confortável. “Não havia esse passivo não”, declarou na entrevista. Álvaro admitiu, naquele momento, a existência de obrigações, mas afirmou que o dinheiro em caixa era maior que o passivo. Também citou convênios firmados e recursos garantidos como elementos que, segundo ele, asseguravam uma situação “razoavelmente confortável” para a Prefeitura do Natal. Agora, à 97 FM, Álvaro manteve a negativa de cenário calamitroso, mas passou a admitir de forma mais direta que deixou dívidas. “Quando nós saímos da Prefeitura, nós deixamos dívidas e deixamos dinheiro em caixa também”, afirmou. Em seguida, voltou a dizer que havia convênios garantidos, recursos assegurados e levantamento feito com a equipe técnica antes da saída da gestão. A controvérsia tem origem no relatório técnico da transição entre as gestões Álvaro e Paulinho. O documento registrou R$ 862,9 milhões em restos a pagar, sendo R$ 349,8 milhões em despesas processadas e não pagas e R$ 513,1 milhões em despesas não processadas. Também apontou 46 obras paralisadas ou inacabadas. O relatório foi coordenado e assinado por Joanna Guerra, que havia sido auxiliar de Álvaro, participou da transição e depois assumiu a vice-prefeitura na gestão Paulinho. O documento foi encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado e serviu

Genivan Josué Batista será homenageado com medalha Prefeito Rodolfo Fernandes

A medalha Prefeito Rodolfo Fernandes, maior honraria do Município, será entregue pela Prefeitura de Mossoró ao empresário Genivan Josué Batista. A solenidade de entrega da comenda ocorrerá no próximo sábado (13). A homenagem acontece no dia em que Mossoró celebra 99 anos de resistência e bravura à invasão do bando de Lampião. O empresário é natural de Jardim de Piranhas (RN). Genivan Batista é presidente fundador a Rede A Construtora, com matriz em Mossoró. Ele é formado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Genivan Batista despertou para a área comercial na década de 1980, dando início à rede no segmento da construção civil. O homenageado é professor aposentado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Genivan foi reitor da UERN no período de 1980 a 1982 e vice reitor de 1979 a 1980. O empresário ocupou o cargo de secretário estadual de Educação em 1983. A medalha Prefeito Rodolfo Fernandes é concedida à personalidade que tenha se destacado com relevantes serviços prestados à sociedade mossoroense e por dedicação às causas do Município. A honraria é entregue uma vez por ano durante os festejos do “Mossoró Cidade Junina”. Os últimos homenageados foram Pastor Martim Alves da Silva (2025), Irmã Liselotte Elfriede Maria Scherzinger (Irmã Ellen) (2024) e Padre Sátiro Cavalcanti Dantas (2023). O local da entrega e o horário serão divulgados através dos canais oficiais da Prefeitura de Mossoró.

‘Chuva de Bala’ realiza ensaio geral com figurinos nesta quarta-feira e se prepara para estreia

O espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró” realiza nesta quarta-feira, 10 de junho, seu ensaio geral com figurinos, cenários, iluminação e todos os elementos técnicos que compõem a montagem de 2026. A atividade acontece a partir das 20 horas, no adro da Igreja São Vicente, local onde o espetáculo será apresentado ao público dentro da programação oficial do Mossoró Cidade Junina 2026. O ensaio marca a reta final dos preparativos para a estreia da temporada, que acontece na quirta-feira, 11 de junho, sob a direção geral da atriz mossoroense Joriana Pontes, artista da Cia Bagana de Teatro – à frente da produção executiva , responsável por conduzir uma equipe formada por atores, atrizes, bailarinos, bailarinas e profissionais de diversas áreas técnicas. Para Joriana, a expectativa para a estreia é a melhor possível. Segundo a diretora, o elenco chega preparado e motivado pela responsabilidade de contar uma das histórias mais importantes da cidade: “As expectativas são das melhores possíveis. O elenco está bem preparado, ensaiado e munido pela emoção do pertencimento e dessa resistência incrível que foi e continua sendo a resistência do povo mossoroense. Todos os profissionais envolvidos deram o seu melhor, desde a equipe de palco, iluminação, cenotécnica, camarins, direção de palco, figurino e produção. A gente espera que toda a população de Mossoró venha assistir à nossa estreia e que acompanhe toda a temporada. Vai ser muito bonito”, destacou. Considerado um dos maiores espetáculos cênicos ao ar livre do Rio Grande do Norte, o “Chuva de Bala no País de Mossoró” retrata a resistência do povo mossoroense à invasão do bando de Lampião, ocorrida em 1927, há 99 anos. Encenado no próprio cenário onde a história aconteceu, o espetáculo reúne teatro, música, dança e efeitos visuais para celebrar um dos capítulos mais importantes da memória e da identidade da cidade. As apresentações acontecem sempre às 21h, no adro da Igreja São Vicente, após as atrações musicais, nos dias 11, 12, 13, 14, 17, 18, 19, 20, 21, 24, 25 e 26 de junho, para públicos de todas as idades.

Lula amplia vantagem sobre Flávio Bolsonaro, aponta pesquisa Quaest

Imagem: Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu e atingiu 39% no 1º turno – Foto: Ricardo Stuckert / PR / Senador Flávio Bolsonaro (PL) tem 29% no primeiro turno e perderia para Lula – Foto: Waldemir Barreto / Senado O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na corrida presidencial de 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira 10. O levantamento mostra que Lula aparece com 44% das intenções de voto em um eventual segundo turno, enquanto Flávio registra 38%, diferença de seis pontos percentuais. Na rodada anterior da pesquisa, divulgada em maio, os dois estavam tecnicamente empatados dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Na ocasião, Lula tinha 42% e Flávio Bolsonaro aparecia com 41%. No cenário estimulado de primeiro turno, o presidente também lidera a disputa, com 39% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro ocupa a segunda posição, com 29%, dez pontos atrás do petista. O terceiro lugar é dividido entre Renan Santos (Missão) e o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD), ambos com 3%. Aécio Neves (PSDB) e Romeu Zema (Novo) aparecem com 2% cada, enquanto Augusto Cury (Avante), Joaquim Barbosa (DC) e Samara Martins (UP) somam 1% cada. Cabo Daciolo (Mobiliza), Edmilson Costa (PCB) e Heró Bezerra (PRTB) não registraram intenções de voto. Esta é a primeira rodada da Genial/Quaest a incluir os nomes de Joaquim Barbosa e Aécio Neves na lista de possíveis candidatos ao Palácio do Planalto. Joaquim Barbosa substituiu Aldo Rebelo como pré-candidato do Democracia Cristã (DC). A direção nacional do partido justificou a troca afirmando que Aldo não havia conseguido ganhar competitividade nas pesquisas de intenção de voto. O ex-presidente da Câmara reagiu à decisão, classificou a indicação de Barbosa como “clandestina”, mas acabou sendo expulso da legenda dias depois. Já Aécio Neves ainda não confirmou oficialmente sua candidatura. A Federação PSDB/Cidadania formalizou convite para que o deputado federal dispute a Presidência, mas o tucano ainda não definiu se participará da eleição. Na pesquisa espontânea, a maioria do eleitorado segue sem candidato definido. O levantamento aponta que 56% dos entrevistados se declararam indecisos, enquanto Lula foi citado por 23% e Flávio Bolsonaro por 17%. A Genial/Quaest também simulou outros cenários de segundo turno. Contra Romeu Zema, Lula venceria por 45% a 35%, com 17% de votos brancos e nulos e 3% de indecisos. O mesmo placar se repete em uma eventual disputa contra Ronaldo Caiado. Em um confronto contra Renan Santos, a vantagem do presidente seria ainda maior: 45% contra 31%, enquanto 20% declararam voto branco ou nulo e 4% permanecem indecisos. O instituto também mediu os índices de rejeição e potencial de voto dos principais nomes da disputa. Lula é conhecido e rejeitado por 53% dos entrevistados, enquanto 45% afirmam conhecê-lo e votariam nele. Apenas 2% disseram não conhecer o presidente. No caso de Flávio Bolsonaro, 56% afirmaram conhecê-lo e não votariam nele, enquanto 39% disseram que votariam no senador. Outros 5% afirmaram não conhecê-lo. Entre os demais

Thiago rebate críticas ao Hospital Municipal: “Mossoró tem avançado”

O vereador Thiago Marques (Solidariedade) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Mossoró, na sessão ordinária desta terça-feira (9), para rebater críticas direcionadas ao Hospital Municipal de Mossoró. O parlamentar contestou declarações feitas por uma liderança política estadual, que é pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT, durante visita ao município e defendeu os serviços prestados pela unidade hospitalar. Segundo Thiago, o Hospital Municipal já contabiliza cerca de 500 cirurgias realizadas desde o início de suas atividades. Ao comparar a implantação de equipamentos públicos de saúde, o vereador afirmou que o Hospital Municipal vem apresentando resultados importantes para a população e destacou os esforços realizados pela gestão para ampliar a oferta de atendimentos. Thiago também criticou posicionamentos que, segundo ele, buscam desqualificar conquistas do município sem apresentar propostas para solucionar os problemas enfrentados pela população. O parlamentar ressaltou que Mossoró vive um momento de desenvolvimento e transformação em diversas áreas, embora ainda existam desafios a serem enfrentados. “Mossoró tem avançado e continuará avançando. Temos muito a fazer, mas a cidade vive um processo de crescimento e transformação que não pode ser ignorado”, afirmou.

Ministro de Lula, Boulos liga Rogério, apoiador de Álvaro, a escândalo do INSS

Imagem: Ministro Guilherme Boulos (SGPR); Rogério Marinho com Álvaro Dias – Foto: SGPR/Reprodução O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, associou o senador Rogério Marinho (PL-RN) ao escândalo dos descontos indevidos em aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Rogério é coordenador-geral da pré-campanha de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República e um dos fiadores da pré-candidatura de ÁLvaro Dias (PL) ao Governo do Rio Grande do Norte, destaca o Agora RN. Em vídeo publicado nas redes sociais no último sábado 6, Boulos afirmou que o parlamentar potiguar foi informado sobre suspeitas de irregularidades quando ocupava a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas não teria adotado providências efetivas para combater as fraudes. “Ele foi da Previdência do Bolsonaro, exatamente no momento em que começou o quê? 2019, o escândalo do INSS”, declarou Boulos. O ministro acrescentou que depoimentos colhidos pela Polícia Federal (PF) e denúncias posteriores indicariam que o então secretário foi alertado sobre as irregularidades. “Os depoimentos que a Polícia Federal colheu, no caso do INSS, levaram a uma enxurrada de denúncias de que ele foi avisado, foi alertado e não fez absolutamente nada”, afirmou. Rogério Marinho com Álvaro Dias – Foto: Instagram/Reprodução As declarações fazem referência a informações já divulgadas sobre alertas encaminhados à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho durante a gestão Bolsonaro. Entre os registros citados por adversários políticos de Marinho, está um ofício encaminhado pelo deputado federal Fabio Schiochet, que relatava suspeitas envolvendo descontos realizados por entidades associativas em benefícios previdenciários. Apesar dos alertas, o esquema só foi desmantelado em abril de 2025, quando uma operação conjunta da PF e da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou a existência das fraudes. Segundo as investigações, ao longo dos últimos anos, sindicatos e entidades associativas promoveram descontos ilegais deliberados e não autorizados em aposentadorias e pensões — tudo isso com anuência de servidores públicos ligados ao INSS. Pelo menos 4 milhões de beneficiários foram prejudicados. Ao longo do vídeo, Boulos também direcionou críticas ao papel de Rogério Marinho na articulação política da oposição e à sua proximidade com o senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência. No início deste ano, Rogério foi anunciado como coordenador-geral da pré-campanha de Flávio. Em uma das falas, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência ironizou a presença de Rogério em atos com Flávio. “O Rogério Marinho aparece, às vezes, como o papagaio de pirata do Flávio Bolsonaro”, disse. Na mesma gravação, Boulos também citou denúncias de que Rogério Marinho teria contratado funcionários fantasmas quando presidia a Câmara Municipal de Natal, há mais de 20 anos. “Ele foi condenado. Em 2004, tinha funcionários fantasmas”, afirmou Boulos. O episódio mencionado pelo ministro remete a ações judiciais relacionadas ao período em que Marinho exerceu mandato de vereador na capital potiguar e presidiu o Legislativo municipal. O senador já contestou, em diferentes ocasiões, acusações relacionadas ao caso e sustenta que as questões foram enfrentadas no âmbito judicial. Ao

RN de Todos os Tempos destaca a trajetória de Gustavo Rosado, criador do Pingo

O programa RN de Todos os Tempos (RNTT) destaca nesta segunda-feira (08) a história do empresário mossoroense Gustavo Rosado. A atração, apresentada por Stella Maris, poderá ser conferida a partir das 20h15, pelos Canais 10 e 14.1 e site www.tcmplay.tv.br. Formado em Economia pela UERN, com atuação na área empresarial, Gustavo Rosado foi Chefe de Gabinete e secretário de Cultura e Cidadania junto à Prefeitura de Mossoró. Além disso, ele também foi idealizador do Pingo da Mei Dia, considerado o maior bloco junino do Brasil. O RN de Todos os Tempos valoriza histórias de potiguares que contribuem para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O programa conta com produção da jornalista Daniele Silveira. Confira pelas multitelas da TCM.

Relatório destaca atendimentos de saúde durante o “Pingo da Mei Dia”

Imagem: UTPA instalada no antigo prédio do Fórum Municipal. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM) A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o relatório consolidado dos atendimentos de saúde durante o “Pingo da Mei Dia”, realizado no sábado passado (6). A estrutura composta por Unidades Temporárias de Pronto Atendimento (UTPAs), ambulâncias de suporte básico e avançado e equipes multiprofissionais mostrou-se adequada à demanda apresentada, registrando 133 atendimentos nas unidades temporárias e 26 ocorrências atendidas pelas ambulâncias, sem registro de óbitos. Os dados demonstram que a rede assistencial implantada conseguiu absorver a demanda gerada pelo evento, contribuindo para a segurança sanitária da população e reduzindo a necessidade de encaminhamentos para os serviços fixos de urgência e emergência do município. Com o objetivo de garantir assistência integral aos participantes do “Pingo da Mei Dia” 2026, a SMS implantou uma ampla estrutura assistencial composta por Unidades Temporárias de Pronto Atendimento (UTPAs), ambulâncias de suporte básico e avançado, além de equipes multiprofissionais distribuídas estrategicamente ao longo do percurso do evento. Durante a operação, foram registradas atividades assistenciais nas UTPAs no prédio do antigo Fórum, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedint), Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), Estação das Artes e Escola Manoel Assis, além da atuação das ambulâncias ALFA e BRAVO, assegurando atendimento oportuno às intercorrências clínicas e traumáticas ocorridas durante o evento. A grande parte dos atendimentos ocorreu na UTPA instalada no antigo Fórum, com 77 ocorrências, seguida pela Estação das Artes (28), Manoel Assis (19), Sedint e Sefaz, com seis e três atendimentos, respectivamente. A maior concentração dos atendimentos ocorreu entre adultos jovens. Intoxicação por álcool e outras drogas, mal-estar, dor e outras queixas clínicas foram os tipos de atendimentos mais realizados pelas unidades durante a realização do maior bloco junino do país. A Operação Saúde do “Pingo da Mei Dia” 2026 transcorreu de forma satisfatória, garantindo assistência integral aos participantes do evento e assegurando resposta rápida às intercorrências clínicas e traumáticas.

Sequência de sete pesquisas confirmam Allyson em 1º lugar para Governo; veja

Uma sequência de pesquisas eleitorais divulgadas entre maio e junho confirma a consolidação da liderança de Allyson Bezerra na corrida pelo Governo do Rio Grande do Norte. Em levantamentos realizados por institutos diferentes e registros oficiais na Justiça Eleitoral, o pré-candidato do União Brasil aparece na primeira colocação em todo o estado. O levantamento mais recente, divulgado pelo Instituto Exatus em parceria com o Agora RN, registrou Allyson com 41% das intenções de voto, o maior percentual alcançado até agora. Allyson saiu de 35,5% (Meta Data) em maio para 41% em 5 de junho, acumulando neste curto período crescimento de 5,5 pontos percentuais. Allyson cresce nas pesquisas e também nas ruas, ampliando a presença política em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Com o projeto “167 Razões RN”, o pré-candidato já percorreu dezenas de cidades do estado, mantendo contato direto com a população, ouvindo demandas e fortalecendo uma pré-campanha marcada pela proximidade com o povo potiguar.   Desempenho de Allyson nas últimas pesquisas * Exatus/Agora RN (05 de junho) – 41% Registro: RN-01045/2026 * Agora Sei/96 FM (01 de junho) – 39,8% Registro: RN-02699/2026 * Pesquisa Seta (31 de maio) – 38% Registro: RN-03807/2026 * Item/TV Ponta Negra/SBT (29 de maio) – 37% Registro: RN-08595/2026 * Data Census (25 de maio) – 38,5% Registro: RN-05857/2026 * Qualitá (20 de maio) – 38% Registro: RN-03468/2026 * Meta Data/98 FM (13 de maio) – 35,5% Registro: RN-03354/2026

Justiça RN permite movimentar FGTS quando dependente for portador de TEA ou doença grave

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte reconheceu o direito do trabalhador de movimentar os valores depositados em contadas vinculadas do FGTS quando filho ou dependente é acometido de Transtorno do Espectro Autista ou de enfermidade grave que exija tratamento contínuo, especializados e elevado custo. A decisão foi do Juiz Federal Janilson Bezerra de Siqueira, da 4ª Vara Federal, no processo de uma ação civil coletiva do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Rio Grande do Norte. O magistrado citou na sua decisão a Lei n.º 8.036/90 estabelece que a conta vinculada do trabalhador no FGTS poderá ser movimentada quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for acometido de neoplasia; quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for portador do vírus HIV; quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes estiver em estágio terminal, em razão de doença grave, nos termos do regulamento; quando o trabalhador com deficiência, por prescrição, necessite adquirir órtese ou prótese para promoção de acessibilidade e de inclusão social; quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for, nos termos do regulamento, pessoa com doença rara, consideradas doenças raras aquelas assim reconhecidas pelo Ministério da Saúde O Juiz Federal Janilson de Siqueira analisou ainda que o direito deve ficar restrito “às hipóteses em que haja comprovação, mediante documentação médica idônea, de que o trabalhador, filho ou dependente é portador de transtorno do espectro autista ou de enfermidade grave que demande tratamento contínuo, especializado e de elevado custo, a caracterizar excepcional vulnerabilidade social e econômica”. Nesses caso não poderá a Caixa Econômica negar o pedido.