Por William Robson
Uma pesquisa do Instituto Datafolha, publicada nesta quarta-feira (18) mostra que, pela primeira vez desde 2022, o grupo de pessoas que se diz petista e o que se diz bolsonarista estão empatados. Ambas as correntes aparecem com 35%. O restante seria classificado como neutro. É aí onde está o problema.
Pela observação do Datafolha, só há dois espectros a escolher no âmbito político-ideológico brasileiro. Na categoria “neutro”, que supera os 20%, não é algo tão imparcial assim. Há movimentos ideológicos fora do espectro da polarização. Há esquerdistas que não se consideram petistas. Pessoas de Direita que não se consideram bolsonaristas.
Mais ainda: há pessoas de Direita que rejeitam o bolsonarismo, assim como de esquerda rechaçam o petismo. A sondagem mostra que o perfil petista está se esvaindo enquanto o bolsonarismo cresce, o que parece estranho. É possível verificar um arrefecimento petista, até mesmo ante as dificuldades do Governo Lula, mas há uma complexidade maior em relação a estes números apresentados pelo Datafolha e inescrutados no perfil político-ideológico dos brasileiros.