Coluna Agora RN

Styvenson vai abrir mão da reeleição?

Confira a coluna de William Robson desta quarta-feira 10, no jornal Agora RN
10 de setembro de 2025
Divulgação
image - 2025-09-10T072417.504
1180x120px (1)

Por William Robson – Agora RN

O senador Styvenson Valentim (PSDB) estaria disposto a arriscar o próprio futuro eleitoral? Liderando as pesquisas de intenções de voto ao Senado, tem praticamente a reeleição assegurada, considerando as condições atuais. Porém, parece que números não o empolgam. Ou finge não se empolgar. Styvenson coloca em dúvida aquilo que todos criam como definitivo: sua candidatura à reeleição.

Em entrevista à rádio 95 FM, de Mossoró, o senador colocou-se como nome possível ao Governo do Estado, ao afirmar que não confirmou sua candidatura à reeleição ao Senado. Assim, se oferece como candidato ao Governo, caso o senador Rogério Marinho (PL) desista de concorrer. “Se Rogério não puder ser candidato ao Governo, velho, eu tenho maior atenção pelo meu estado”, disse.

As pesquisas divulgadas até aqui não consideram esta possibilidade de disputa para o senador. Styvenson joga para a plateia, mas sabe que não pode desperdiçar novamente o cavalo passar encilhado. Enquanto isso, ensaia estas aventuras de faz-de-conta com Marinho, sabendo que é quase improvável mudar um caminho que, a preço de hoje, parece exitoso.

 


“Eu vou renunciar no prazo certo, o prazo que a legislação estabelece, que é abril. Ponto”

Da governadora Fátima Bezerra , em entrevista nesta segunda-feira 8 à TV Band Natal


WALTER CANDIDATO

A governadora Fátima Bezerra tem estabelecido um espaço político definitivo para o vice-governador Walter Alves, assim que este assumir o Governo. Que seu papel será unicamente fortalecer o MDB, rechaçando qualquer possibilidade de se colocar como candidato ao Governo. “Para nós, é muito importante o fortalecimento do MDB”, declarou a governadora.

WALTER CANDIDATO 2

No entanto, há pressões contrárias à vontade da governadora. O ex-senador Garibaldi Filho afirmou, em entrevista à mídia natalense, que Walter vem recebendo apelos para se candidatar ao Governo. Mas, enquanto isso, reafirmou a aliança com o grupo da governadora.

 

NOTA CULTURAL – OFICINA

Vai ser no Auditório da FALA/UERN e lá será palco de programação especial dedicada ao audiovisual potiguar. Às 19h, a Camila Targino (Natal – RN) comanda a oficina “A construção de personagens para o cinema”, oferecendo uma introdução teórica e prática sobre a configuração do processo de criação de personagens cinematográficos.

 

NA PRESIDÊNCIA DO PL

O empresário Jorge do Rosário assumirá a presidência do Partido Liberal (PL) em Mossoró no dia 10 de outubro. Como lembrado pela jornalista Carol Ribeiro, Rosário é bolsonarista, porém, no campo dos “menos radicais” (se é que existe). Para provar, não participou de atos pela anistia no 7 de Setembro e ressaltou confiar nas urnas eletrônicas.


INVESTIMENTO NA UFERSA

O Ministério da Educação autorizou o repasse de R$ 5.124.321,00 para a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), resultado de Emenda Parlamentar da bancada potiguar. O dinheiro será aplicado na aquisição de equipamentos laboratoriais de infraestrutura, de tecnologia da informação e para o sistema de segurança.


SECRETARIADO

O prefeito Allyson Bezerra comentou a saída do professor Pedro Fernandes do cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, que pediu exoneração, na segunda-feira 8. Agradeceu a contribuição na gestão e afirmou que ainda não definiu o nome que irá substitui-lo.

 

MÃOS DADAS

A parceria da senadora Zenaide Maia (PSD) com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB), está tão evidente que até as declarações se assemelham. Ao ser questionada se esta união com o prefeito se estenderia a uma eventual disputa estadual, ela respondeu com as mesmas palavras do prefeito: “Não costumo soltar mão de parceiros”. Zenaide foi presença marcante na Caravana Desenvolve RN, organizada pelo União Brasil e que aconteceu no dia 6, em Caicó.