Coluna Agora RN

Rogério encontrou o álibi

Confira a coluna de William Robson desta quarta-feira 21, no jornal Agora RN
21 de janeiro de 2026
José Aldenir/Agora RN
image-413

Por William Robson – Agora RN

O senador Rogério Marinho (PL) gostaria de disputar o Governo do Estado. No entanto, não vê condições eleitorais para isso. Não se destaca nas pesquisas, está ausente do Estado e sem condições de reagir ante seus opositores mais proeminentes. Rogério encontrou um argumento para sair pela tangente.

Segundo ele, teria recebido apelo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para assumir a coordenação da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro (PL). Sabedor de que sua participação na eleição potiguar seria inócua, utiliza este álibi, embora saiba que tem fundamento. Não se trata também de um simples pretexto.

O desafio é saber quem vai ficar no seu lugar. Até agora, o nome que surge é o do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos). O senador Styvenson Valentim (PSDB), pré-candidato à reeleição ao Senado, pode mudar de rumo. Disse que terá uma conversa com outros líderes da oposição, nesta terça-feira 20, para decidir a formação da chapa que disputará as eleições de 2026 e que ele pode ser o candidato ao Governo. Rogério quer convencê-lo disso.

 

FRASE

“Vou para um encontro com Álvaro Dias e Rogério Marinho, para a gente acertar os pontos de quem vai, quem fica, quem faz, quem não faz, quem vai para tal canto, quem vai para tal lugar”

Do senador Styvenson Valentim, ao anunciar conversa com outros líderes da oposição  para decidir a formação da chapa para as eleições

 

FÁTIMA FICOU SURPRESA

Só a governadora Fátima Bezerra não sabia que o vice-governador Walter Alves (MDB) não assumiria o Governo do Estado e que iria apoiar a chapa do prefeito Allyson Bezerra (União) ao Governo. Segundo a presidente estadual do PT, Samanda Alves, que esteve na reunião em que Walter fez o anúncio, a reação da governadora foi de “surpresa”.

 

CICERONE

O prefeito Allyson Bezerra (União) está ciceroneando os 20 alunos da rede municipal selecionados no programa “Partiu Brasil” em agenda de visitas para o cumprimento do intercâmbio cultural em Brasília. O prefeito tem acompanhado todo o passeio ao lado dos estudantes. O vereador Thiago Marques também participa.

 

LAMENTAÇÕES

A deputada estadual Isolda Dantas(PT)  criticou a forma como o vice-governador Walter Alves (MDB) rompeu com o Governo. Para ela, Walter não abriu diálogo com o PT nem com a governadora antes de oficializar a decisão e que teria comunicado unilateralmente, sem chances de um contraponto.

 

NOTA CULTURAL

TEATRO

A Cia. Pão Doce de Teatro realiza nesta última semana de janeiro de 2026, o espetáculo “O Torto Andar do Outro” dentro do projeto “Versos em Circulação” na região litorânea em Tibau, Grossos e Areia Branca, através da GGL Nogueira Produções com apoio da Fundação José Augusto.

 

CORRIDA PELO TAMPÃO

Não será uma tarefa fácil, mas o grupo governista já se mobiliza para garantir que o mandato-tampão do Governo do Estado permaneça em suas mãos.  Tem sido uma das maiores preocupações do PT, após o anúncio da desistência do vice Walter Alves (MDB). Segundo a nota do partido, o “PT apresentará candidatura ao Governo do Estado para o mandato de abril a dezembro, no processo de eleição indireta que deverá ocorrer na Assembleia Legislativa”.

 

EM EVIDÊNCIA

Quem se destacou no noticiário esta semana, depois do redemoinho provocado pelo vice-governador Walter Alves (MDB), foi o deputado Hermano Morais (PV), que teria sido indicado para ser o vice na chapa do prefeito Allyson Bezerra (União) ao Governo do Estado.

 

CHUVAS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para Mossoró esta semana. A previsão indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora.