RN já é o sétimo Estado com maior lotação de UTIs Covid
Até a quinta-feira (27), das 19 pessoas internadas em leitos de UTI no Hospital Giselda Trigueiro, principal unidade de referência para atendimento de casos Covid-19 no RN, 18 não tinham completado o esquema de vacinação
Por William Robson
E tudo parece que está voltando novamente. Pelo menos, em termos de lotação de UTIs Covid. O RN aparece entre os oito Estados com situação mais crítica. Levantamento apresentado pelo jornal Folha de S. Paulo, traz um mapeamento de todo o país. O Rio Grande do Norte aparece com 106 leitos de terapia intensiva ocupados e 21 disponíveis, uma ocupação de 83%. Por outro lado, a situação nas UTIs pediátricas arrefeceu com a expansão do número de leitos, e a ocupação caiu para 62%.
Como já relatado pelo blog o RN enfrenta uma explosão de casos por conta da escalada da variante ômicron. Os índices de óbitos no país, para se ter uma ideia da gravidade, já superam os mil. Embora o RN aparece com mais de 70% dos potiguares vacinados, a ocupação se dá devido a pacientes ainda não-imunizados e crianças. Há registros de pessoas parcialmente vacinadas. Por esta razão, é importante que complete o ciclo das três doses.
Até a quinta-feira (27), das 19 pessoas internadas em leitos de UTI no Hospital Giselda Trigueiro, principal unidade de referência para atendimento de casos Covid-19 no RN, 18 não tinham completado o esquema de vacinação. Metade desses pacientes não tinha registro de nenhuma dose. Portanto, a situação tende a se agravar na medida em que estes 30% de não-vacinados sigam vulneráveis diante da ômicron.
“Temos ainda número de óbitos que, embora baixo, já supera o número de dezembro, e o perfil que tem ocorrido no estado são pessoas, em sua maioria, idosas, com comorbidades e que não possuem esquema completo de vacinação”, diz Diana Rêgo, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da secretaria, em entrevista à Folha.
A nível de Mossoró, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 50 mil mossoroenses ainda não buscaram a dose de reforço (3ª dose). Nesta semana, além da vacinação normal que está acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde do Município, pontos extras estão sendo disponibilizados para alcançar estas pessoas.
Um dos pontos é na sede do Detran, localizada no terminal rodoviário de Mossoró, onde a vacinação vai ser disponibilizada nesta segunda e na quarta-feira das 8h às 12h. Os demais pontos extras são os seguintes: Partage Shopping de segunda a sábado, das 10h às 18h, e no domingo, das 11h às 18h; Faculdade de Enfermagem (FAEN) na terça (8) e quinta-feira (10), das 11h às 16h; UnP também na terça (8) e quinta-feira (10), das 8h às 18h. Além dos pontos extras, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão disponibilizando as vacinas contra a Covid-19.
Outros Estados nordestinos enfrentam uma situação crítica na lotação de leitos. O mais grave é Pernambuco, com a 88% de ocupação. No Piauí, a taxa de ocupação chegou a 87%,