Por William Robson – Agora RN
Dá para afirmar como será a polarização entre forças antagônicas nas eleições de 2026? Até agora, percebe-se que, enquanto alguns candidatos sonham com uma disputa estilo Fla-Flu, outros podem se sair melhor obtendo votos de ambos os lados. Isso porque num confronto entre petistas e bolsonaristas, os votos são cristalizados com pouca ou, talvez, nenhuma mobilidade.
O senador Rogério Marinho (PL) é o nome do bolsonarismo interessado neste embate. Do outro lado, o secretário da Fazenda, Cadu Xavier, tem se esforçado para consolidar-se dentro do espectro petista. A luta entre eles tende a refletir o conflito que ocorre nacionalmente, considerando também que em 2026 será ano de disputa presidencial.
Não se sabe ainda se a oposição a Fátima terá representante do bolsonarismo, como Rogério. Nas pesquisas até aqui divulgadas, o melhor nome é o do prefeito de Mossoró Allyson Bezerra, que não se envolve nestes atritos bolsopetistas. Ele tem trânsito capaz de arrebanhar votos da esquerda e da direita, virtude que os demais candidatos apresentados não detêm. Ele já demonstra ser um claro incômodo para aqueles que almejam uma eleição radicalizada.
“Queriam no tapetão o que não conseguiram nas urnas. Queriam derrubar um mandato legítimo, escolhido pela maioria do povo de Mossoró. Mas perderam de novo”
Do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, em vídeo publicado após decisão da Justiça Eleitoral que rejeitou dois pedidos de cassação de seu mandato
RECADO DOS DOCENTES DA UERN
Os professores da Uern mandaram um duro recado com a vitória de Jefferson Garrido na presidência da Aduern. Recusaram qualquer interferência do grupo da deputada estadual Isolda Dantas (PT) ou do rosadismo com votação incontestável. Em entrevista à coluna, Jefferson ainda frisou: “A categoria preferiu nosso modelo diante daquele que se revezou em todas as gestões durante 43 anos”.
REMOÇÃO NA CORONEL GURGEL
Após a remoção dos ambulantes da rua Coronel Gurgel para o Centro Comercial, a Prefeitura de Mossoró iniciou esta semana a retirada de estruturas deixadas pelas barracas, como bases, canos, suportes de lonas e lixo, promovendo a limpeza completa desses espaços.
BIOCOMBUSTÍVEIS
O ex-presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, escreveu artigo no jornal Valor Econômico em que analisa o potencial dos biocombustíveis. Para ele, os biocombustíveis não têm peso econômico ou geopolítico comparável ao petróleo. “Apesar dos avanços em certificação e sustentabilidade, o impacto internacional da nossa política de biocombustíveis permanece limitado”, afirmou.

NOTA CULTURAL – PRÊMIO HANGAR DE MÚSICA
O Teatro Alberto Maranhão recebeu a 22ª edição do Prêmio Hangar de Música na noite da última terça-feira 27 e consagrou a artista Gracinha como grande destaque de 2024. Gracinha, brilhou conquistando os prêmios de Álbum do Ano com “Corpo Celeste” e Videoclipe do Ano com “Inferno Astral”.
NOVA SEDE DA CÂMARA DE MOSSORÓ
Em entrevista à Rádio Difusora, o presidente da Câmara de Mossoró, Genilson Alves, afirmou que é vontade unânime entre os vereadores a retomada das discussões sobre a sede própria do Legislativo. E que já conversou com o prefeito Allyson Bezerra (União) sobre a possibilidade de nova doação de terreno.
AS BRAVATAS DE GIRÃO
Enquanto busca-se estabelecer protocolos de segurança que evitem mais crimes provocados por policiais, o deputado federal General Girão (PL) volta à cena com sua devoção característica à violência. Afirmou que, nas abordagens, os policiais devem primeiro atirar para perguntar depois.
RAMAL DO APODI
A governadora Fátima Bezerra foi prestigiar a entrega pelo presidente Lula da primeira etapa do Ramal do Apodi, na que ocorreu zona rural de Cachoeira dos Índios, no sertão paraibano. ““Essas águas trazem esperança e confiança de dias melhores. Trazem dignidade, sentimento de justiça social, oportunidade para os agricultores”, disse Fátima, no evento desta quarta-feira 28.
