Quem ganha com a licitação do castramóvel em Mossoró?
Pelo processo, agora aberto, a entrega de propostas de preços já podem ser encaminhadas a partir desta sexta-feira (20) e a abertura da sessão de pregão será no dia 3 de setembro
Por William Robson
Um castramóvel é um veículo adaptado para a realização em animais de rua, cães e gatos. A intenção é a esterilização, a fim de impedir a reprodução indiscriminada promovendo mais abandono e aumentando o risco de doenças, como zoonoses. Por esta razão, um grupo de pessoas em defesa dos animais iniciaram uma campanha para que a Prefeitura de Mossoró possa adquirir este equipamento.
O pedido vem de muito tempo e um dos representantes deste movimento é o vereador Pablo Aires (PSB). Por sua vez, a deputada estadual Isolda Dantas (PT) apresentou emenda de R$ 145 mil para a aquisição do castramóvel. Faltava encontrar o veículo com preço compatível, a partir da abertura de licitação. Foi o que o prefeito Allyson Bezerra fez.
Outro que se manifestou em torno do tema foi o vereador Genilson Alves: “Desde o meu primeiro mandato que venho lutando para que Mossoró tivesse uma Unidade de Castramóvel, e em breve esse sonho será realidade”, disse em sua conta no Instagram. O parlamentar se referia ao aviso de licitação publicado na edição desta semana do Jornal Oficial do Município. Pelo processo, agora aberto, a entrega de propostas de preços já podem ser encaminhadas a partir desta sexta-feira (20) e a abertura da sessão de pregão será no dia 3 de setembro.
“A luta dos protetores e cuidadores já é longa, e foi muito ignorada durante a última gestão.”, relembrou Genilson. Importante ressaltar este ponto. Considerando que toda a luta pelo castramóvel se deu por pessoas de partidos variados e, em alguns casos, adversários, que ganhará com a licitação e aquisição do castramóvel?
Em situações parecidas no passado, era natural engavetar projetos de opositores. Não se deveria prestigiar atos de quem, no final das contas, não estão do mesmo lado. Neste caso, o diálogo e o amadurecimento político foram mais relevantes. O debate exigiu, a reivindicação também, partindo de posições diferentes, embora pensando no bem comum da sociedade.
“É um passo importante na direção de termos uma política pública permanente de castrações de animais no nosso município. Resultado da participação do povo na política”, disse Pablo Aires. A abertura da licitação significa que o primeiro passo pelo castramóvel foi dado após a iniciativa e a demanda e a sensibilidade de todos os envolvidos. Isolda, Pablo, Genilson e Allyson têm contribuições importantes. E a sociedade foi agraciada da melhor forma, quando os interesses por ampliação do capital eleitoral não vem em primeiro plano.
Pelo menos, isso não aconteceu no âmbito do castramóvel. Quando tentou-se deformar o tema, desvirtuando a sua importância para levá-lo ao campo eleitoral, o seu real sentido foi resgatado a tempo. No passado, este assunto poderia morrer em uma gaveta para não atender a interesse de políticos adversários. Hoje, ganha repercussão, entre no debate público e se vai se tornando realidade quando se é depositado o real valor de sua grandeza.