Qual a importância do novo voo Mossoró-Natal?
Mossoró será a porta de entrada para que turistas explorem as praias e o interior do RN, um trabalho que os vizinhos cearenses já desenvolvem com sucesso
IMAGEM PRINCIPAL: Autoridades posam para foto no Aeroporto Dix-sept Rosado para voo inaugural da linha Mossoró-Natal
Por William Robson
Um voo lotado saiu de Mossoró com destino a Natal. Autoridades e jornalistas, entre eles o prefeito Allyson Bezerra e a governadora Fátima Bezerra, integravam a comitiva que inauguraria o itinério entre as duas principais cidades do RN. Um fato histórico, visto que isso jamais havia ocorrido. A ligação entre estas cidades ainda se dá por uma rodovia sinusosa, não-duplicada, geradora de tensões e atenção em todo trajeto.
Agora, o encontro de Mossoró e Natal se dará em um hora, através da aeronave ATR, da Azul. Bem mais rápido que o percurso de carro, em torno de três horas. A integração das cidades fortalecerá as relações econômicas e, sobretudo, turísticas. Mossoró será a porta de entrada para que turistas explorem as praias e o interior do RN, um trabalho que os vizinhos cearenses já desenvolvem com sucesso e há tempos.
Talvez as lições advindas do Ceará tenham estimulado o voo que decolou na tarde desta segunda-feira (23). Jericoacoara, Canoa Quebrada, Juazeiro do Norte, são exemplos de cidades cearenses agraciadas com voos e com o desenvolvimento a partir dele. Espera-se que a frequencia de decolagens e pousos no Aeroporto Dix-sept Rosado impulse o progresso na cidade.
A Azul volta a operar com linha na cidade depois de meses desativada em virtude da pandemia. O voo ligava (e segue ligando) Mossoró a Recife, conectando a todas as partes do Brasil. O sucesso deste novo trajeto dependerá do fluxo de passageiros e do preço das passagens. Mas, com o preço da gasolina batendo a casa dos R$ 7, o litro, viajar de avião tenderá a ser muito mais em conta em pouco tempo. “Estamos trabalhando para desenvolver nossa cidade com mais empregos e renda, incentivando o turismo local e gerando oportunidades para o nosso povo”, disse o prefeito Allyson Bezerra, através das redes sociais.
A governadora Fátima Bezerra participou da solenidade do voo inaugural. Com o prefeito, cortaram a fita marcando o momento. “E é um momento histórioco para o Rio Grande do Norte! Hoje celebramos o início da operação dos voos Mossoró-Natal/Natal-Mossoró, que serão operados pela @azulinhasaereas. É o desenvolvimento voando alto em nosso estado!”, ressaltou a governadora. Antes do voo, as autoridades tiraram uma foto segurando as bandeiras do Brasil, do RN e de Mossoró. “A cidade entra na rota do turismo de negócios”, comentou a deputada estadual Isolda Dantas.
“Este voo vai atrair turistas e pessoas para fazer negócios, sejam na fruticultura, no sal, no petróleo… Mossoró terá esta oportunidade de estar se conectando com o Brasil e com o mundo. Na torcida que dê certo e que outros voos venham para trazer desenvolvimento”, ressaltou o presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim.
A aeronave modelo ATR 72-600, como capacidade para 70 passageiros, partiu do aeroporto Dix Sept Rosado às 16h, horário de Brasília com previsão de pouso às 16h55 no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. De Natal, os voos partem às 17h30. Além das autoridades citadas, participaram da solenidade, o CEO da Azul John Rodgerson, a secretária de Turismo do RN Aninha Costa que concederam entrevista.
“Este voo tem forte influência no fortalecimento da interiorização do turismo no estado, fomenta o turismo de lazer e também o corporativo, muito forte na região da Costa Branca, uma das mais importantes economicamente para o Rio Grande do Norte”, explicou a secretária Aninha Costa.
“Quando eu cheguei aqui em Mossoró eu fiquei impressionado com o tamanho da cidade, a atividade econômica e também a costa vai ter muito turismo. Então, estamos superanimados sobre as perspectivas desse voo”, afirmou o presidente da Azul.