Coluna Agora RN

Punição aos baderneiros da Câmara

Confira a coluna de William Robson deste sábado 9, no jornal Agora RN
9 de agosto de 2025
Bruno Spada
img20250806225238748MED-e1754563961635
1180x120px (1)

Por William Robson – Agora RN

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) se prepara para decidir “sobre possíveis punições a congressistas que se excederam” na ocupação do plenário. Estes parlamentares “sequestraram” o Congresso, fizeram o presidente da Câmara de refém e só permitiriam a desobstrução (não a regimental) caso fossem atendidos em três pedidos a título de resgate: a anistia, a votação do foro especial e o impeachment do minstro Alexandre de Moraes.

Enquanto isso, os radicais ocupavam a mesa diretora da Câmara, impedindo o andamento dos trabalhos. Na contenda, três parlamentares potiguares. General Girão (PL), Sargento Gonçalves (PL) e Carla Dickson (União) estavam lá, mas somente a última sentou-se na própria Mesa Diretora.

Com o plano frustrado, alguns deputados pediram desculpas. O simples perdão pode não ser suficiente de livrá-los da punição. Motta já deixou claro. “Eu acho que deve ter punição, porque o que aconteceu realmente foi muito grave, até para que isso não volte a acontecer. Não podemos concordar com o que aconteceu, temos que ser pedagógicos nessa situação”, afirmou.

 


“Nós queremos a votação da anistia, até para que nós possamos tratar de assuntos que interessam o Brasil”

Do senador Rogério Marinho (PL), em ato falho ao admitir que a anistia só interessa aos bolsonaristas, não ao Brasil


 

QUEM MAIS CRESCEU NA EXATUS

Segundo levantamento do Instituto Exatus, comparando a pesquisa divulgada nesta sexta-feira 8, com a de maio, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB) foi quem apresentou melhor evolução. Cresceu 6,92 pontos percentuais. Rogério Marinho (PL), por sua vez, avançou 3,38 pontos; Álvaro Dias (Republicanos), 3,62 pontos. Cadu Xavier (PT) foi o único que oscilou na margem de erro.

 

EXATUS: A RESPOSTA DE ALLYSON

Ao tomar conhecimento dos números da pesquisa Exatus, o prefeito Allyson Bezerra foi às redes sociais: “O povo da nossa capital nos colocou em 1º lugar para governador, com 25%, sendo o maior crescimento entre todos os nomes”, disse. “Saber que o trabalho transformador que estamos realizando em Mossoró é visto e reconhecido também pelos natalenses é motivo de alegria e responsabilidade. Valeu, Natal!”

 

A DESAPROVAÇÃO DE FÁTIMA

A desaprovação da governadora Fátima Bezerra em Natal segue alta, sem grandes oscilações em relação ao último levantamento da Exatus. Há três meses, era de 67,69%. Agora 68,50%. Mesmo assim, uma das estratégias para alavancar o nome do secretario Cadu Xavier é atrelar seu nome ao dele.

 

VEREADORES MAIS MAGROS

Pelo menos sete dos 21 vereadores da Câmara de Mossoró aderiram ao uso das canetas emagrecedoras para perder alguns quilinhos. Já é possível perceber as mudanças no visual em parlamentares como João Marcelo e Petras Vinicius.

 

NOVOS CONCURSOS

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para o exercício de 2026, prevê a realização de novos concursos no RN, em setores como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), a Ceasa, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-RN) e o Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern). A governadora Fátima Bezerra sancionou a lei.

 

UFERSA: 20 ANOS

A Câmara de Mossoró vai realizar, na quinta-feira 14, às 9h, sessão solene em homenagem aos 20 anos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A solenidade foi proposta pelo vereador Thiago Marques (Solidariedade) e contará com a entrega de títulos e honrarias a personalidades ligadas à trajetória da universidade federal.

 


Prefeitura de Mossoró

NOTA CULTURAL – ESCOLA DE ARTES

A Escola de Artes de Mossoró está com vagas em aberto para cursos disponíveis neste segundo semestre na. Os cursos vão desde musicalização à capoeira e abrange faixas etárias diversas. As inscrições gratuitas podem ser realizadas no local, na Av. Alberto Maranhão, Centro, das 8h às 12h e das 13h às 17h.


PARALISAÇÃO NA FUNDASE

Os servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo do RN (FUNDASE/RN) aprovaram uma paralisação de três dias (13, 14 e 15 de agosto) para denunciar sobrecarga de trabalho e as condições precárias das unidades. No dia 15, uma nova assembleia será realizada com indicativo de greve.