PT e bolsonarismo no RN: quem avançou mais?
As eleições de domingo mostraram a força incontestável do ex-presidente Lula no RN. Mas, o bolsonarismo ainda mantém raízes importantes no Estado
Por William Robson
As eleições de domingo mostraram a força incontestável do ex-presidente Lula no RN. Mas, o bolsonarismo ainda mantém raízes importantes no Estado. Pelo menos um terço dos potiguares votam ou votaram na extrema-direita. E este índice aumentou se comparado com as eleições de 2018. No entanto, o crescimento do PT quase que dobrou desde a última eleição.
Em termos percentuais, o RN foi o décimo Estado onde Bolsonaro mais avançou no país, o quinto do Nordeste. O presidente cresceu 15% no eleitorado. Mas, não se assuste. Está longe de implantar raízes capazes de superar a predominância do PT.
Em 2018, a onda bolsonarista e o antipetismo deram a Bolsonaro no RN 541.448 votos no primeiro turno. Quatro anos depois, cravou 622.731. Cresceu, portanto, 81.283 votos. Apesar deste progresso, não há motivos para comemorar quando os números do PT são colocados para efeito de comparação.
O PT angariou 738.165 votos no primeiro turno em 2018, quando o ex-presidente Lula estava preso e o candidato era o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Desta vez, com Lula no páreo, a votação chegou a 1.264.179, um aumento de 71,25%. Lula teve a preferência de dois terços do eleitorado potiguar. São 526.014 votos a mais em relação à eleição de 2018.
Isso repercutiu também entre os candidatos locais do partido e as votações expressivas que tiveram Isolda Dantas, Natália Bonavides e a governadora Fátima Bezerra.
O cenário do RN se repetiu em todos os Estados brasileiros. O partido não perdeu nenhum voto sequer. Quanto ao Bolsonaro, cresceu pouco nos Estados e ainda teve de enfrentar uma perda importante no Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro – onde o seu prejuízo foi maior.