Programação da II Semana de Arte e Cultura na Educação Infantil é iniciada
Durante esta Semana, as Unidades de Educação Infantil (UEIs) e escolas que ofertam esse nível de ensino desenvolverão atividades artísticas e culturais, com apresentações mobilizando crianças, professores, equipes pedagógicas, diretores e a comunidade
Iniciou nesta segunda-feira (20) a programação da II Semana de Arte e Cultura na Educação Infantil (SACEI), envolvendo crianças e suas famílias em uma série de atividades abordando a temática “A arte de brincar nos espaços livres”, tendo como subtema “A natureza como garantia de aprendizagem e diversão”.
Durante esta Semana, as Unidades de Educação Infantil (UEIs) e escolas que ofertam esse nível de ensino desenvolverão atividades artísticas e culturais, com apresentações mobilizando crianças, professores, equipes pedagógicas, diretores e a comunidade. Na UEI Júlio Galdino Neto, localizada no bairro Aeroporto, as crianças estão empolgadas com a programação.
Nesta segunda-feira (20), além de participaram de atividades recreativas ao ar livre, elas também apresentaram, em sala, o resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dias. Na unidade, as professoras abordaram a obra do pintor, escultor e artista plástico Ivan Cruz, que tem como referência em suas telas as brincadeiras de infância.
“Foi legal, eu trouxe pedras da minha casa, e fiz uma árvore”, disse o pequeno Weytson Miguel, de apenas quatro anos. “Foi muito legal fazer essa atividade. Gosto muito da natureza”, acrescentou Ísis Barros, de três anos. “Eu trouxe galho, flores e folhas. Gostei. É muito legal”, afirmou Bryan Henrique, de quatro anos.
Para as professoras da UEI Júlio Galdino, a Semana de Arte e Cultura representa um momento importante para o desenvolvimento das crianças. “Esse processo traz para a criança um leque de oportunidades, fazendo com que elas criem algo a partir do que encontram na natureza. A criança precisa ter a imaginação para que ela possa desenvolver uma leitura, uma escrita no futuro”, explicou a docente Valcilene Fernandes.
“Preparamos a caixinha da natureza, e as crianças trouxeram de casa material como pedras, galhos, flores, folhas. Fizemos todas as atividades com esses materiais. Elas adoraram. As mães também participaram e o resultado é esse. Estamos nos preparando agora para quinta-feira (23), quando exporemos as atividades exitosas na Praça do Rotary, com a participação das famílias”, acrescentou a professora Veridiana Silva.
A culminância da II Semana de Arte e Cultura na Educação Infantil se dará na quinta-feira (23), quando diferentes espaços públicos livres da cidade serão utilizados pelas crianças, como destaca Alaíde Andrade, coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME).
“As nossas crianças já iniciam o seu protagonismo frente à arte e à cultura na organização de tudo construído nos meses de outubro e novembro. Estamos ansiosos e com muita expectativa para a culminância no dia 23, quando os espaços naturais da cidade estarão ocupados e representados pela primeira infância, trazendo para as crianças representatividade e pertença ao meio desde muito pequenas”, concluiu.