Pandemia

Prefeitura de Mossoró entrega obra do Memorial Covid-19

Na obra, estão registrados 760 nomes de vítimas fatais da Covid-19 em Mossoró. São objetivos do Memorial Covid-19: preservar a memória das vítimas fatais acometidas pela Covid-19

Nesta quinta-feira (4), a Prefeitura de Mossoró realizou a entrega do Memorial Covid-19, localizado na Praça Dix-Sept Rosado, entre a Travessa Frei Antônio da Conceição e a Avenida Dix-Sept Rosado, no bairro Centro.O equipamento público foi construído com o intuito de prestar homenagem às vítimas fatais acometidas pela Covid-19 por meio da inclusão de seus nomes no monumento.

Na obra, estão registrados 760 nomes de vítimas fatais da Covid-19 em Mossoró. São objetivos do Memorial Covid-19: preservar a memória das vítimas fatais acometidas pela Covid-19; manter viva a solidariedade do Município de Mossoró aos familiares e amigos das vítimas fatais acometidas pela Covid-19; conscientizar sobre a necessidade do respeito às pessoas, à coletividade e à saúde pública.

“Muito importante ter esse espaço, maravilhoso mesmo. Foi uma das melhores coisas que a Prefeitura fez para a gente relembrar de pessoas da nossa família. Maravilhoso, emocionante a gente chegar aqui, estar num local com nome de nosso familiar, principalmente da minha irmã. É emocionante demais, eu não tenho palavras para agradecer”, disse Francisca das Chagas, irmã de vítima da Covid-19.

A solenidade de entrega do novo equipamento público foi prestigiada por amigos e familiares de vítimas da Covid-19. Um momento de muita emoção para todos os presentes que enalteceram a relevância e pertinência do monumento.

“É um marco na história, porque 2020 foi um ano muito difícil, onde várias famílias ficaram devastadas com as partidas de entes queridos. A minha mãe foi uma. Perdi a minha mãe, professora da rede de ensino, há 30 anos, do município de Mossoró, em seis dias. Foi uma morte repentina e é uma homenagem muito bonita, realmente, para que não sejam esquecidas essas pessoas, para que não seja esquecido o que a pandemia realmente fez com as famílias. Isso é uma forma de a gente ficar mais próximo das pessoas que a gente ama, estou extremamente emcionada”, declarou Adriana Carla, filha de vítima da pandemia da Covid-19.

Nos relatos, muita emoção e recordações de familiares das vítimas da pandemia da Covid-19. “Ele morreu salvando vidas. A última coisa que eu disse para ele ao sair da minha casa foi que não precisava ir. Enquanto outros estavam de férias, outros tirando licença, ele estava na linha de frente. E ele disse a mim, ‘esqueceu o que a senhora me ensinou?’. Além de meu irmão, ele era meu filho, porque era da idade do meu filho mais velho e vivia mais lá em casa”, contou Raimunda Cavalcante, irmã de médico vítima da Covid-19.

A obra utiliza os elementos simbólicos da arquitetura como forma de gerar vínculos no espaço urbano, de forma a despertar para a memória coletiva do período histórico que foi a pandemia de Covid-19.

“Hoje estamos entregando uma obra extremamente importante para a cidade, onde a gente vai homenagear aquelas pessoas que tiveram num momento realmente que a humanidade passou por uma dificuldade muito grande da pandemia. Estamos homenageando essas pessoas aqui da cidade de Mossoró com uma obra belíssima, adequada com acessibilidade e mobilidade, toda no LED, arborizada, com quiosques proporcionando maior conforto e melhorias na parte de alimentação”, detalhou Rodrigo Lima, secretário municipal de Infraestrutura.

A pandemia do coronavírus começou em 2020 e se estendeu pelos anos de 2021 e 2022. A lista com os nomes dos homenageados foi gerada a partir do sistema oficial de coleta de dados epidemiológicos. A Secretaria Municipal de Saúde fez um chamamento para que familiares das vítimas autorizassem a utilização dos nomes no memorial.

“O Memorial da Covid-19 é para que os familiares, as pessoas que viveram a história da maior pandemia dos últimos 100 anos possam vir aqui, refletir sobre a vida, pensar naquelas pessoas que partiram em virtude da Covid-19 e que a gente possa pensar em como a gente vai viver daqui para frente. Apesar da falta que sentimos daqueles que partiram, seja também um local de lembranças boas e de oportunidades para que a gente possa ser melhor a cada dia”, destacou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.