O RN carece de políticas voltadas à igualdade racial. Números apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), extraídos da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), apontam que em 111 municípios do Estado, o que corresponde a 66%, não há qualquer órgão ou secretaria dedicada a esta questão.
No entanto, a situação do RN, embora preocupante, notadamente diante de mais da metade dos seus municípios sem políticas públicas neste sentido, apresenta melhor desempenho que os números nacionais. O Brasil enfrenta panorama mais gravoso: 76% das cidades não registram estruturas de direitos étnico-raciais.
Em cidades do RN, as prefeituras que incluem políticas que promovam a igualdade racial, em muitos casos, as fazem dentro de secretarias como Assistência Social e não em uma específica, como a nível federal tem o Ministério da Igualdade Racial. São os casos de Apodi, Baraúna, Caicó, Ceará-Mirim, Guamaré, Jandaíra, Jucurutu, Lucrécia e São João do Sabugi. Em Natal, existe a Secretária de Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência. Que este levantamento do IBGE levante reflexões por presença mais ampla de estrutura pública por políticas de igualdade racial.
“A verdade vai aparecer, doa a quem doer. O que vi dentro do hospital é desumano. Pacientes sofrem com calor, falta de estrutura e abandono. A saúde do RN está doente”
Do vereador de Mossoró, vereador Cabo Deyvison (MDB), ao denunciar os problemas no Hospital Regional Tarcísio Maia
MARLEIDE
A vereadora Marleide Cunha (PT) confirmou que disputará o cargo de deputada federal nas eleições de 2026, representando a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) em Mossoró. A decisão foi definida durante reunião em Natal com a presidente estadual do PT, Samanda Alves.
CAUSA ANIMAL
O vereador Petras Vinícius (PSD) garantiu, junto ao deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB), a destinação de emenda parlamentar para a causa animal em Mossoró. Os recursos, que serão alocados nos próximos meses para o exercício de 2026, atendem uma reivindicação de protetores independentes, ativistas e instituições.
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
A Assembleia Legislativa do RN discute a oferta de previdência complementar para servidores comissionados e parlamentares, chamado AlernPrev. Sobre o tema, a coordenadora de Previdência Complementar da Casa, Alcilene Fernandes, fez uma explanação na manhã desta quinta-feira (30). A gestão da AlernPrev será através da BB Previdência.
ARENA DAS DUNAS
Em entrevista à 98 FM, o secretário da Fazenda do RN, Cadu Xavier defende a repactuação do contrato de concessão da Arena das Dunas. A intenção é valor pago mensalmente à concessionária. ““O contrato que foi feito da Arena das Dunas é muito ruim, ponto. A prestação de serviço da Arena das Dunas é muito boa”, afirmou.
AGRICULTURA
O prefeito Allyson Bezerra já está em Mossoró, após missa na China. Antes de devolver a prefeitura, o vice Marcos Medeiros sancionou a Lei Complementar nº 229, que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o primeiro da história da categoria.
UERN CINCO ESTRELAS
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) teve três cursos de graduação avaliados com excelência pelo Guia da Faculdade do Estadão 2025, com a cotação de cinco estrelas: Filosofia e Educação Física Bacharelado do Campus Mossoró, e Ciências da Religião, do Campus Natal.
NOTA CULTURAL – CENAS CURTAS
O 2º Festival de Cenas Curtas acontece neste sábado no Espaço Cultural Teatro de Quintal, localizado Rua Bodoca, 35, Alto de São Manoel, em Mossoró, das 9h às 11h. Também haverá realização de oficina com tema “meu corpo quebrando preconceito”, com Luciana Duarte, no mesmo Ponto de Cultura.

