Saúde

Petras: Governo não fornece bolsas de colostomia há dois meses e pacientes recorrem a sacolas

Os kits, que deveriam ser entregues regularmente pelo Estado, estão em falta há cerca de dois meses, segundo relatos na Câmara Municipal. O vereador Petras Vinícius fez apelo na sessão desta quarta-feira (25) na Câmara, citando o caso do jovem mossoroense Deivid Guilherme, de 17 anos
25 de junho de 2025
CMM
image - 2025-06-25T095102.614
1180x120px

Pacientes ostomizados do Rio Grande do Norte denunciam a falta de bolsas de colostomia fornecidas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) e afirmam que, diante da escassez, alguns têm recorrido a sacos de supermercado para substituir o item essencial. Os kits, que deveriam ser entregues regularmente pelo Estado, estão em falta há cerca de dois meses, segundo relatos na Câmara Municipal. O vereador Petras Vinícius fez a denúncia e um apelo na sessão desta quarta-feira (25) na Câmara, citando o caso do jovem mossoroense Deivid Guilherme, de 17 anos.

Deivid está comovendo as redes sociais após publicar um vídeo em que fez um apelo emocionante ao Governo do Rio Grande do Norte. Ostomizado desde a infância, ele denunciou a falta de fornecimento de bolsas de colostomia pela Secretaria de Saúde do Estado.

Diagnosticado ainda criança com Megacólon — uma má formação congênita no intestino — Deivid depende das bolsas para viver com dignidade. Ele já passou por diversas cirurgias sem sucesso e, desde então, usa bolsas de colostomia permanentemente.

“Não só eu dependo dessas bolsas, mas muitas crianças, jovens e idosos. A maioria das pessoas não tem condição de comprar. Há casos em que as pessoas improvisam com sacolas plásticas. É revoltante o descaso do Estado com quem depende dele”, declarou o jovem em vídeo.

As bolsas de colostomia são utilizadas por pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos e precisam coletar urina e fezes por meio de um estoma. A ausência dos insumos compromete diretamente a saúde e o bem-estar dos pacientes. O custo elevado inviabiliza a compra para muitos: uma caixa com 10 unidades chega a custar R$ 280.

protesto

O problema atinge todo o RN. Na tentativa de chamar atenção para o problema, pacientes realizaram uma manifestação em frente ao Centro Especializado em Reabilitação (CER), no bairro Tirol, Zona Leste de Natal. A principal reivindicação é o reestabelecimento do fornecimento dos kits pelo Governo do Estado.

 

P