Participação

Ouvidoria Geral de Mossoró vai integrar a Rede Nacional de Ouvidorias

Também foi discutida a implantação em nossa cidade do sistema “Fala BR” que vem sendo utilizado pela maioria das Ouvidorias dos setores públicos

A Ouvidoria Geral da Prefeitura de Mossoró esteve presente na primeira edição 2023 do Seminário Nacional de Ouvidorias, realizado na cidade de Fortaleza, nos dias 15 e 16 de março. O principal objetivo da participação da representação mossoroense foi discutir com os setores responsáveis, principalmente a Ouvidoria da União e a CGU, a inclusão de Mossoró na Rede Nacional de Ouvidorias (RENOUV).

A ouvidora Geral, Janaína Holanda, que representou o Município, participou do ciclo de palestras e das oficinas ofertadas durante o evento e acrescentou que também foi discutida a implantação em nossa cidade do sistema “Fala BR” que vem sendo utilizado pela maioria das Ouvidorias dos setores públicos e que facilitam os canais de interação, tempo de resposta e resolutividade das demandas apresentadas.

Janaína explicou ainda que a Ouvidoria Geral de Mossoró vem dando saltos qualitativos na oferta de serviços à população, abrindo novos canais de participação popular e atuando como intermediário na interação entre o gestor, o usuário e os serviços públicos.

O Seminário Nacional realizado em Fortaleza trouxe ao debate entre as diversas equipes de ouvidoria questões como as inovações tecnológicas, a ouvidoria como instrumento de fortalecimento da democracia, a questão do assédio e o papel da ouvidoria e o atendimento dos grupos mais vulneráveis. Além de participar dos debates, Janaína frequentou a oficina sobre a implantação e utilização do sistema “Fala BR”.

Acerca do trabalho da Ouvidoria Geral da Prefeitura de Mossoró, Janaína disse que o grande salto que foi dado é que a Ouvidoria deixou de ser vista como elemento decorativo ou mesmo como instância de fiscalização dos serviços públicos e está se tornando uma parceira dos diversos setores para intermediar as boas relações entre três colunas dos serviços públicos, que são os serviços em si, os usuários e os gestores.

Ela informou que atualmente a Ouvidoria Geral disponibiliza para a população um total de dez canais diferentes para que as pessoas avaliem os serviços, deem sugestões, façam suas reclamações e obtenham respostas as suas indicações. “Estamos tendo a cada mês, números significativos de interações e estamos ampliando para que cada vez mais o povo participe ativamente da gestão municipal”, concluiu.

Janaína Holanda, Ouvidora Geral do Município