Por William Robson – Agora RN
Em recente entrevista à rádio CBN, o secretário da Fazenda, Cadu Xavier, um dos nomes mais importantes da gestão da governadora Fátima, abordou as deficiências e os desafios não mitigados pelo Governo. Deixou a entender que somente com a continuidade da gestão, através do seu nome, é que estes problemas poderão ser efetivamente atacados.
Cadu afirmou estar preparado para “enfrentar problemas reais, como o déficit da Previdência, a crise de pessoal, o reequilíbrio fiscal e a modernização do Estado”, não aplacados por Fátima. Reconheceu que o Governo enfrenta questões fiscais sérias, sobretudo pressionadas pelo alto comprometimento com a folha de pagamento, que consome a maior parte das receitas.
Ainda segundo Cadu, o RN necessita de reestruturação para recuperar a capacidade de investimento. “Precisamos conter o crescimento da despesa e ampliar a receita com crescimento econômico”, afirmou, numa espécie de autocrítica.
“Sou pré-candidato a governador. Nunca admiti a ninguém ser vice porque essa possibilidade não existe”
Do ex-prefeito Álvaro Dias, em resposta às especulações sobre ser o nome a vice-governador numa provável composição com o prefeito Allyson Bezerra
FÁTIMA DESPREZA O MCJ
A governadora Fátima Bezerra age como se a maior festa do RN não existisse. O Mossoró Cidade Junina não recebeu qualquer apoio do Governo, exceto o envio de policiais militares, o que não se traduz necessariamente em apoio, mas de obrigação do Estado. Mesmo assim, meia-boca. A organização do MCJ ainda precisou custear todas as despesas do contingente. Além de não patrocinar o evento, Fátima sequer pisou em Mossoró para prestigiar a festa do povo.
PÚBLICO RECORDE NO MCJ 2025
Com a ampliação da área da Estação das Artes, o público presente no Mossoró Cidade Junina tem se superado, disparadamente, em relação às edições anteriores. O pico foi alcançado nas apresentações de Limão com Mel e Natanzinho Lima, no sábado 14 e de Wesley Safadão, na quarta-feira 18, ambas superando os cem mil espectadores.
A AMBIÇÃO DE CADU
É sintomática a pressão do secretário da Fazenda, Cadu Xavier, para impedir maior arrefecimento da popularidade e preterição em torno do seu nome como candidato ao Governo pelo grupo da governadora Fátima Bezerra. Ele afirmou que é a “pessoa mais capacitada” para governar o RN. Mas, isso não basta. Há quem aposte que ele não será o candidato. Se por vontade do vice Walter Alves ou por imposição do presidente Lula.
A RECEPÇÃO DE NEILTON
O jornalista Carlos Santos destacou que o deputado estadual Neilton Diogenes (PP) recebeu convidados ilustres em sua casa, em Mossoró, neste feriado de Corpus Christi, quinta-feira 19. No centro das atenções e conversas, o prefeito Allyson Bezerra (UB). Ainda entre os convidados, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Kleber Rodrigues (PSDB), prefeito apodiense Sabino Neto (MDB), vereador Petras Vinícius (UB), prefeito de Macaíba Emídio Júnior (PP), vice-prefeito mossoroense Marcos Medeiros (PSD) e ex-prefeito de Lagoa de Pedras Raniere Barbosa.
O CLAMOR DE RAIMUNDO ALVES
Mais uma voz surge no clamor para que a senadora Zenaide Maia (PSD) esteja em dobradinha com a governadora Fatima Bezerra. Agora é a vez do secretário-chefe da Casa Civil do RN, Raimundo Alves, para quem a senadora não rompeu com o grupo. “Ela representa a centro-esquerda e tem uma trajetória coerente”, afirmou. Zenaide tem dado vários recados de que estará ao lado do prefeito Allyson Bezerra, caso este saia como candidato ao Governo.
NOTA CULTURAL – ROCK NO MCJ
Neste sábado 21, o rock toma conta a Cidadela no Mossoró Cidade Junina. Três das principais bandas da cidade se apresentam a partir das 21h. Caixa Pop, Doutor Zé e Robinzband vão performar variadas versões para os clássicos do estilo.
LEI CONTRA DISCRIMINAÇÃO
A governadora Fátima Bezerra sancionou na quarta-feira 18, o Projeto de Lei que veda a nomeação de pessoas condenadas por crimes de racismo, homofobia e transfobia para cargos comissionados na administração pública estadual, de autoria da deputada estadual Eudiane Macedo. Importante lei no enfrentamento ao preconceito e à discriminação.