Problemáticas do jornalismo

Os direitos humanos nos programas “mundo-cão”

O sensacionalismo, segundo Adelmo Genro, é o singular levado ao extremo, sem observar as condicionantes de um fato, sem relacioná-lo com o “particular” e, ambos, com o universal

O programa Patrulha da Cidade, veiculado de segunda à sexta-feira na TV Ponta Negra, afiliada do SBT, cometeu 1.136 violações aos direitos humanos nos meses de abril e outubro de 2017. O monitoramento inédito no Rio Grande do Norte foi realizado pelo Observatório Latino Americano de Comunicação, Mídia e Direitos Humanos (Amaru) e divulgado terça-feira (28) em evento promovido pelo Departamento de Comunicação Social da UFRN. O material completo pode ser visto através deste link para a agência Saiba Mais.

O sensacionalismo, segundo Adelmo Genro, é o singular levado ao extremo, sem observar as condicionantes de um fato, sem relacioná-lo com o “particular” e, ambos, com o universal.

Há valores a serem considerados no jornalismo e propor uma contextualização aprofundada e responsável de um fato é um deles. Porém, relatar a partir, tão somente, da singularidade dos acontecimentos, cai no espetáculo sensacionalista.

Não confundir investigações jornalísticas e reportagens que problematizam a segurança (que estabelecem este caminho pensado pelo Adelmo), com sites e programas de TV “mundo-cão”, aos montes por aí. Que não qualificam a notícia, nem a sua audiência.

São penduricalhos midiáticos conduzidos por “imaculados justiceiros” com seu justiçamento e suas próprias leis para atenderem à curiosidade mórbida de quem já banalizou a vida e a violência urbana.

Parabéns ao Saiba Mais e ao chapa Rafael Duarte