Os desafios enfrentados por Camila para as políticas de inclusão
Já no primeiro dia de atividade, após sua nomeação, a assistente social teve muito trabalho para fazer
Por William Robson
A mestra em Educação e assistente social Camila Morais da Rocha assumiu na segunda-feira (27) a coordenação de Políticas para Pessoa com Deficiência do município, a convite do prefeito Allyson Bezerra. Estará no guarda-chuva da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Já no primeiro dia de atividade, após sua nomeação, teve muito trabalho para fazer, entre eles, a assinatura de contratos e entrevistas, como esta para o blog.
Camila explicou que o início da aplicação de políticas inclusivas em Mossoró passa pelo reconhecimento do Estado para esta necessidade. E, neste caso, a criação da coordenação foi o passo inicial. Os desafios passam a ser enfrentados com o suporte do poder público. Assim que assumiu a tarefa, Camila teve a sua primeira atribuição. Assinar os contratos para atuação de profissionais na educação inclusiva. “O Município vai fornecer interpretes em sala de aula para atender aos alunos surdos. Já chegamos concretizando ações necessárias e pertinentes”, explicou.
Camila começou também a mapear a situação das políticas inclusivas em Mossoró. O que já era praticado e o que necessita de implementação. Para tanto, a aplicação segue pela transversalidade das secretarias. Ou seja, uma ação conjunta para que as políticas espraiam para todos as pastas da gestão.
“É uma forma também de envolver as secretarias e conselhos nas conferências, reuniões, com o apoio da sociedade civil. Por isso, digo que a nossa maior carência é a falta desta articulação”, comentou. “Começamos pela Educação, mas queremos que as políticas públicas sejam plenas, também na saúde, lazer, na moradia, enfim, é o nosso principal objetivo”.