Livro

Obra destaca humor e jornalismo com entrevista inédita com Henfil e chargistas potiguares

No livro, a autora e professora Josimey Costa diz que o humor gráfico jornalístico na forma de charges, cartuns e caricaturas tem a função de denunciar os problemas sociais e criticar o poder, incomodando os acomodados de modo criativo, o que inclui o próprio público como alvo dessas provocações
19 de maio de 2025
josi1-1
1180x120px (1)

Um lançamento de livro que articula vários eventos num único dia: uma exposição de charges e uma mesa-redonda com quatro chargistas, além da tradicional sessão de autógrafos. Assim está programado o lançamento de “Ilustríssimo Jornalismo: a notícia em desenho satírico e o Cartão Amarelo”, mais novo livro da escritora, pesquisadora e poeta Josimey Costa livro na terça-feira, 03/06/2025, no campus da UFRN em Natal.

O livro é composto de textos e imagens e apresenta os resultados de uma pesquisa que começou em 1983 com um estudo de caso sobre a coluna de charges Cartão Amarelo, publicada diariamente por 30 anos em dois jornais do Rio Grande do Norte. Traz amostras da coluna e uma entrevista com seu idealizador e roteirista, Everaldo Lopes, jornalista setorista de Esportes e escritor, falecido em 2018.

Um dos maiores ícones do humor gráfico nacional, Henrique de Souza Filho, o Henfil, também está no livro, numa entrevista feita ainda no ano de 1983 e nunca divulgada.

A pesquisa foi acrescida por entrevistas com autores/chargistas atualmente em atividade no Rio Grande do Norte, em São Paulo e na Espanha.

Foram entrevistados os chargistas Cláudio de Oliveira, Ivan Cabral, Túlio Ratto e Brum. Solino de Souza, hoje advogado e um dos autores do antigo jornal satírico potiguar O chafurdo, cedeu para o livro a última edição, até então inédita.

Tem destaque também a entrevista com Igor Fernández, editor da revista satírica espanhola El Jueves, uma das mais antigas da Europa.

No livro, Josimey Costa diz que o humor gráfico jornalístico na forma de charges, cartuns e caricaturas tem a função de denunciar os problemas sociais e criticar o poder, incomodando os acomodados de modo criativo, o que inclui o próprio público como alvo dessas provocações.

Mas como uma ilustração pode informar fazendo, ao mesmo tempo, humor? E como o humor se transforma em crítica? A escritora busca respostas para estas e outras perguntas ao longo do livro.

Ivan Cabral, artista e escritor que é um dos entrevistados do livro, herdou a coluna Cartão Amarelo no extinto jornal local Diário de Natal, quando os primeiros autores foram para a Tribuna do Norte. Ele diz que o livro “resgata uma parte da história recente do humor gráfico potiguar, destacando a coluna de charges Cartão Amarelo, que virou sinônimo de alerta e crítica política em forma de desenho por décadas.

(…) Ilustríssimo Jornalismo, portanto, é uma obra necessária para preservar a história e enfatizar a força das charges, textos nobres e destacados do jornalismo e consideradas como verdadeiros editoriais, que fazem pensar através do riso.”

O lançamento de “Ilustríssimo Jornalismo” inicia uma coleção de livros selecionados pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia – PPgEM/UFRN para comemorar seus 15 anos de funcionamento.

A mesa-redonda no dia do lançamento será composta pela escritora, Cláudio de Oliveira, Ivan Cabral, Brum e Solino de Souza.

A mediação será de Amaro Junior, doutorando do PPGEM e igualmente pesquisador do tema. Também haverá uma exposição de charges com curadoria de Ivan Cabral e o escritor Francisco Martins apresentará, para consulta, sua coleção de recortes originais do Cartão Amarelo.

O livro foi contemplado com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura / Prefeitura Municipal de Natal. Os organizadores do evento são o PPGEM e o Marginália -Grupo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Cultura com apoio do Departamento de Comunicação Social e Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (UFRN).

Sobre a autora

Crédito: Giovanna Hackradt

Josimey Costa da Silva é pesquisadora científica, escritora, poeta, letrista de música e criadora em audiovisual. É Doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP e Pós-Doutora em Comunicação e Cultura pela Eco.Pós/UFRJ.

Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Marginália/UFRN e o Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte. Participa dos coletivos literários feministas Mulherio das Letras Nízia Floresta e Zila Mamede.

Publicou sete livros autorais e três em coautoria. Tem artigos ensaísticos, crônicas, contos e poemas publicados em coletâneas diversas.

Livros recentes: “Entre vislumbres e letras” (Offset, 2019) e “A ancestral: Dona Lourinha e suas histórias” (Escribas, 2024), que teve apoio da Lei Paulo Gustavo de Apoio às Áreas Culturais via Prefeitura de Natal.

Serviço

– Lançamento do livro “Ilustríssimo Jornalismo: a notícia em desenho satírico e o Cartão Amarelo” por Josimey Costa (Editora Sulina, 2025)

– Mesa-redonda com Josimey Costa, os chargista Cláudio de Oliveira, Ivan Cabral, Brum e Solino. Mediação de Amaro Junior/PPGEM.

– Exposição de charges. Curadoria: Ivan Cabral

– Amostra de recortes do Cartão Amarelo para consulta. Coleção: Francisco Martins

– Data: 03/06/2025
– Hora: 18:30h
– Local: Auditório do Laboratório de Comunicação do Departamento de Comunicação Social – Campus da UFRN (por trás da Comunica / TV Universitária)