Acordo

O significado da reaparição de Rafael Motta ao lado de Álvaro

Após quebrar os votos entre ele e ex-prefeito Carlos Eduardo, o ex-deputado surge ao lado de um dos maiores apoiadores de Rogério Marinho nas eleições passadas no RN

Por William Robson

Em meio a tempestade formada desde que o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), rasgou elogios ao presidente Lula durante o lançamento do PAC 3 no início  da semana, as peças se movimentam para gerar ainda mais confusão entre bolsonaristas e progressistas. Quem reapareceu foi o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), ex-candidato ao Senado que dividiu os votos da esquerda e ampliou as chances de eleição de Rogério Marinho.

Sua reaparição, após quebrar os votos entre ele e o ex-prefeito Carlos Eduardo, foi ao lado de um dos maiores apoiadores de Rogério Marinho nas eleições passadas no RN: o prefeito Álvaro Dias. As peças podem se conectar se os analistas fizerem uma digressão até o ano passado para entender o cenário que se apresenta neste momento.

No entanto, Motta explica que esta união é tão somente parceria nacional entre o PSB e o Republicanos.  Em suas redes sociais afirmou: “Política é um processo construtivo. Eu e Álvaro Dias queremos fortalecer os partidos e somar esforços”. Esta declaração gera pane cerebral na mais ponderada cabeça progressista.

Embora a deputada federal Natália Bonavides tenha batido na mesa e negado qualquer apoio ou manifestação favorável de Álvaro Dias, o presidente Lula mostrou-se menos radical, recebendo o Republicanos de braços abertos na base do Governo, concretizado com Silvio Costa Filho no  Ministério de Portos e Aeroportos, no lugar de Márcio França (PSB). Motta, por sua vez, entendeu a nova lógica e não vê incompatibilidade com o prefeito (antes bolsonarista).

“O entendimento nacional entre o nosso PSB e o Republicanos também terá repercussão no RN nas eleições de 2024. Essa parceria já está feita em Natal”, postou Rafael, na legenda em que aperta a mão do prefeito de Natal. Novos tempos.