Coluna Agora RN

O que não se sabe sobre os hospitais de Mossoró

Confira a coluna de William Robson deste sábado 13 no jornal Agora RN
13 de junho de 2026
Divulgação
mceu_96047320311768521552735-830x468
Banner_1180x120px

Por William Robson – Agora RN

O Hospital Municipal Francisca Conceição da Silva (HMFC), em Mossoró, foi o tema de embates políticos-eleitorais da vez. Grupos militantes se escamotearam da importância do serviço da unidade sob argumentos para focar em nomenclatura. Se hospital ou se policlínica. Acredite: o bate-boca foi neste sentido.

Através das redes sociais, o clínico geral Lucas Miguel entrou na discussão. Não para alimentar os brios da militância intransigente, mas para explicar a lógica do sistema de saúde, no que tange à sua especialidade e funcionamento. O que poucos sabem sobre.

O médico traz algumas indagações: “Você sabia que o Hospital da Polícia Militar em Mossoró, da rede estadual de Saúde Pública, não tem UTI? Dito isso, deixou de ser hospital?”, questionou, rebatendo o argumento de que o hospital municipal não teria tal status por estas razões.

“Você sabia que o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia recebe pacientes apenas de maneira regulada? Dito isso, deixou de ser hospital?”, destaca noutro questionamento. “Caso um paciente sofra uma fratura ortopédica ele irá buscar a Casa de Saúde Almeida Castro (maternidade)? Acredito que não. Dito isso, deixou de ser hospital? Uma gestante não é atendida no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Dito isso, o Tarcísio Maia deixou de ser hospital? Acredito que não”, complementa Lucas Miguel

Por fim, apesar da lacração sobre o tema que que alimenta a militância nas redes sociais, o médico ainda explicou que existe uma unidade de internamento cirúrgico que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana no Hospital Municipal. “Ou você acha que os pacientes operados de uma histerectomia vão andando pra casa?”, conclui.

 

 FRASE

“Eu me senti super lisonjeada com o convite que partiu da própria comunicação e também das pessoas ligadas ao presidente Lula”

Da vereadora de Natal e pré-candidata a deputada federal Thabatta Pimenta (PV) que anunciou integrar-se ao grupo de “porta-vozes” do presidente Lula nas redes

 

 

QUATRO DIAS

O pré-candidato ao Governo Allyson Bezerra (UB)  encerrou nessa quinta-feira 11 agenda pelo Oeste e Alto Oeste Potiguar. Em quatro dias, percorreu 16 municípios, recebendo apoios de prefeitos, e lideranças políticas, como a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, e o prefeito de Umarizal, Raimundo Pezão, presidente da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (Amop).

 

NOTA CULTURAL

PAGAMENTO

A edição 2026 do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró” estreou na quarta-feira, 11, com um diferencial que vai além do palco. Sob a execução da Cia Bagana de Teatro e gestão da produção executiva da montagem, todos os pagamentos referentes aos profissionais contratados para o espetáculo foram concluídos antes mesmo da primeira apresentação ao público.

 

AEROPORTO DE NATAL

 O Aeroporto Internacional de Natal, localizado em São Gonçalo do Amarante, registrou o segundo maior crescimento no fluxo de passageiros entre os aeroportos do Brasil no primeiro quadrimestre de 2026. O avanço foi de 18%, o maior do Nordeste. Ao todo, 964 mil passageiros passaram pelo terminal, operado pela Zurich Airport Brasil, considerando embarques e desembarques. No recorte mensal, abril se destacou com 217 mil passageiros e crescimento de 28%, o maior do país no período.

 

VETO

O veto integral da governadora Fátima Bezerra ao Projeto de Lei nº 632/2025, de autoria do deputado Gustavo Carvalho (PL), foi rejeitado na manhã desta quarta-feira 10 por duas comissões na Assembleia Legislativa: o de Finanças e Fiscalização (CFF), depois pela Comissão de Administração, que se reuniu extraordinariamente para apreciar a pauta. A matéria trata do crédito das parcelas pertencentes aos municípios na arrecadação dos impostos de competência do Estado e dos repasses destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

 

GENIVAN

A medalha Prefeito Rodolfo Fernandes, maior honraria do Município de Mossoró, será entregue pela Prefeitura de Mossoró ao empresário Genivan Josué Batista. A solenidade de entrega da comenda ocorrerá neste sábado 13. A homenagem acontece no dia em que Mossoró celebra 99 anos de resistência à invasão do bando de Lampião.

 

NOVA DIRETORA DO HEMOCENTRO

A enfermeira Aryne Cavalcante Gonçalves assumiu a direção do Hemocentro Regional de Mossoró. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da quinta-feira 11. Aryne foi indicada pelo deputado estadual Ivanilson Oliveira (PV), aliado da governadora Fátima Bezerra (PT).