O que faltava para a retomada dos voos em Mossoró
O assunto voltou à tona esta semana
Por William Robson – Agora RN
Há pouco mais de uma semana, o prefeito Allyson Bezerra (União) fez um apelo ao Governo do Estado pela retomada dos voos no aeroporto de Mossoró. Colocou-se à disposição nesta luta. A única companhia atuante na cidade, a Azul, encerrou suas atividades em março, deixando Mossoró isolada, prestes a mais uma edição do Mossoró Cidade Junina, que atrai turistas de todo país.
O assunto voltou à tona esta semana. O deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) conduziu audiência na Assembleia Legislativa, com ampla participação da classe política e empresarial. Algo precisava ser feito. E parece que não vai parar neste encontro da quinta-feira 20.
A deputada estadual Isolda Dantas (PT) sugeriu plano emergencial para Mossoró diante das festas juninas. Um grupo de trabalho multissetorial será formando entre Legislativo e Executivo para pensar soluções, como incentivos fiscais e pacotes promocionais que atraiam as empresas. O que se viu, até aqui, foi a classe política se debruçando seriamente sobre este problema sério para a economia mossoroense e potiguar.
“Há, sim, um desejo do presidente Lula, um desejo do PT Nacional, que eu disponibilize o meu nome para o Senado”
Da governadora Fátima Bezerra, sobre as eleições de 2026
LULA EM ACENO AOS CONSERVADORES
A partir de orientação da nova comunicação do Planalto, o presidente Lula vem fazendo acenos para alas mais conservadoras. O jornal O Globo chegou a observar manifestações do presidente pelo Brasil. Durante a inauguração da barragem de Oiticica, por exemplo, pediu para que um líder de religioso rezasse um “Pai Nosso”. No Ceará, disse que não permitirá a “república de ladrão de celular”.
PEDIDO POR HOSPITAIS
Tanto o pleito do vereador mossoroense Thiago Marques (Solidariedade), quanto o do prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, solicitando a construção de Hospital Universitário, foram acolhidos e abordados pelo presidente Lula em seu discurso em Jucurutu. Marques pede uma unidade ligada à Ufersa, em Mossoró. Tadeu, outra em Caicó.
FESTA DE SANT´ANA NO IPHAN
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizará a 107ª reunião do seu Conselho Consultivo, que vai decidir sobre o reconhecimento de três novos bens como Patrimônio Cultural do Brasil. Na mesma reunião, também serão apreciados, entre outros temas, o processo de revalidação do título de Patrimônio Cultural do Brasil da Festa de Sant’Ana, de Caicó. Será nos dias 25 e 26 de março.
A CDL E O AEROPORTO REGIONAL
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró, Stênio Max (imagem), apresentou proposta da entidade sobre à retomada dos voos comerciais em Mossoró. Sugeriu que o aeroporto local passe a ser denominado “Aeroporto Regional Dix-Sept Rosado”, a fim de, segundo ele, “reforçar a importância do equipamento para toda a região Oeste potiguar e atrair investimentos”.
WALTER ALVES E O GOVERNO
Ao que parece, o vice-governador Walter Alves (MDB) não está tão preterido assim para as eleições do ano que vem. A governadora Fátima Bezerra cogita composição dele com o secretário Cadu Xavier (até, agora, este último como cabeça de chapa). Alves, por sua vez, afirmou que Lula pediu para repensasse a decisão de desistir da disputa ao Governo.
SEM SEGURANÇA NO CENTRO
Gabriel Noronha, filho do empresário Christian Noronha, morto por um homem em situação de rua no Centro de Mossoró na quinta-feira 20, falou do episódio na TV e reclamou da falta de segurança no centro de Mossoró. São constantes os casos de invasões de moradores de rua nos estabelecimentos. Após o ocorrido, a Guarda Civil iniciou um trabalho de apreensão de armas brancas que estavam com muitas destas pessoas que perambulam pela região.
NOTA CULTURAL
MERCADO DE MÍDIAS FÍSICAS
Relatório do Mercado Brasileiro de Música, produzido pela Pro-Música e divulgado nesta quarta-feira (19), aponta amplo crescimento das vendas físicas no Brasil, um crescimento de 31,5% em 2024 e que voltou a alcançar o patamar de 2017. O aumento foi impulsionado pelos discos de vinil, setor com 76,7% do faturamento no ano passado neste âmbito.