O potencial de Jadson
As pesquisas para candidatos nas chapas proporcionais servem de termômetro. E as atenções se voltam para aqueles que vêm se sobressaindo nas últimas sondagens até aqui
Por William Robson
As pesquisas para candidatos nas chapas proporcionais servem de termômetro. E as atenções se voltam para os candidatos com maior potencial eleitoral em Mossoró para a Assembleia Legislativa. No Solidariedade, o partido do prefeito Allyson Bezerra, o nome de Jadson Rolim vem se destacando nos últimos levantamentos. Vem embolando a preferência dos eleitores com a deputada Isolda Dantas (PT) e a vereadora Larissa Rosado (União Brasil).
Este desempenho é percebido mais fortemente desde o início do mês passado. No dia 7 de julho, a pesquisa TS2/TCM ouviu os eleitores a partir de pré-candidatos com base eleitoral em Mossoró.
As mais citadas foram a deputada estadual Isolda Dantas (PT) e a vereadora Larissa Rosado (União), seguidas por Jadson Rolim (SD). Considerando o fator local, é importante levar em conta que o apoio do prefeito tem tido peso fundamental em sua performance até aqui. Ambos fazem peregrinação diária pelos bairros da cidade, uma forma de se apresentar para o eleitorado. O resultado tem repercutido nas sondagens mais recentes divulgadas.
O reflexo apresentado pela TS2/Consult se repetiu na pesquisa do Instituto Consult, divulgada no início da semana passada. O ex-vereador surge entre os primeiros mais citados, próximo à vereadora Larissa Rosado e a frente da deputada estadual Isolda Dantas.
Reforça como a ação do principal cabo-eleitoral do candidato, que também traz consigo uma aprovação superior a 84%, segundo a pesquisa TS2/TCM se impõe no cenário eleitoral de Mossoró, visto que o aproxima de nomes com mandatos em andamento e, portanto, maior exposição, enquanto Jadson trabalhava nos últimos anos nos bastidores desde que encerrou o seu mandato na Câmara Municipal.
Nesta quinta-feira (4), sondagem do Instituto Exatus Consultoria fez mapeamento semelhante com os eleitores de Mossoró. De forma espontânea, o nome mais lembrado foi o da deputada estadual Isolda Dantas (PT), que obteve 31 citações, o equivalente a 3,88% das intenções de votos. Em segundo lugar, aparece o nome do Jadson Rolim (SDD), com 24 menções, ou 3%; seguido por Tony Fernandes (SDD), com 2,38%; Larissa Rosado (PSDB), com 2,13% e Jorge do Rosário (Avante), com 2%.
É bem verdade, como já citado, que o potencial de Jadson depende do suporte do prefeito. Isso já o coloca em condições de se estar entre os mais votados na cidade. As pesquisas manifestam esta tendência até agora, dias antes da campanha efetivamente começar. É um sinal, ou como dizem, um retrato do momento. Mas, conforme o tempo vai passando, seu nome tem se sobressaído nas listas dos mais citados.