Coluna Agora RN

O lado escolhido por Zenaide, segundo Cadu

Confira a coluna de William Robson deste sábado 29 no jornal Agora RN
29 de setembro de 2025
Divulgação
image - 2025-09-29T080901.709
1180x120px (1)

Por William Robson

O pré-candidato do governismo, o secretário da Fazenda, Cadu Xavier (PT) está em Mossoró e concedeu entrevistas à imprensa. Confirma que será mesmo o candidato com a anuência do vice-governador Walter Alves (MDB), contundente em não disputar a vaga. Como se sabe, Cadu aposta na polarização entre bolsonaristas e lulistas para poder se projetar dentro do campo progressista.

Cadu já impõe este discurso. Quem estará com ele, estará ao lado da democracia. Quem não estiver ao seu lado, será considerado “antidemocrático”. A senadora Zenaide Maia (PSD) vice-líder do Governo Lula foi a bola da vez. Ela tem se afinado com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, mas foi colocada no bojo maniqueísta de Cadu. “A senadora Zenaide vem, de fato, se distanciando deste lado. Ela tem dado sinais de que estará do outro”, disse em entrevista ao jornalista Saulo Vale, na Rádio Rural.

Para Cadu, Zenaide deixou o grupo da governadora para optar pelos “atos antidemocráticos”, esquecendo do papel que a senadora vinha desempenhando até aqui. Ou seja, em vez debater as pautas e demandas do Estado, Cadu joga a favor de mais combustível no radicalismo das bolhas em busca de notoriedade.

 


“Não sei nem o que é Oscar, mas fiquei contente demais só de ter meu nome na lista, é uma honra muito grande”

Da atriz potiguar Tânia Maria, a Dona Sebastiana em ‘O agente secreto’ (2025), cotada na disputa pela estatueta

CUBANO NA SITUAÇÃO

Não demorou um instante sequer. Dr Cubano (PSDB) deixou a liderança da oposição na Câmara e foi execrado sem dó pelos seus antigos “colegas”. Ele afirmou, em entrevista à 95FM de Mossoró, que houve uma articulação para tirá-lo da liderança movida por radicalismo. “Teve um projeto de urgência na terça-feira com o qual eu não tive acordo com a bancada, mas não via nada negativo. Decidi que fosse aprovado”, explicou.

 

HOMENAGEM

A atriz mossoroense Tony Silva, artista negra que tem dedicado sua trajetória à valorização da cultura local e ao enfrentamento do racismo, foi agraciada com a  Medalha do Mérito Cultural “Vingt-un Rosado”, durante solenidade  em comemoração aos 142 anos da abolição da escravatura em Mossoró na Câmara.

 

ROGÉRIO INSISTE

O senador Rogério Marinho (PL) parou qualquer projeto pessoal ou político para insistir na pauta da anistia de Bolsonaro. Enquanto o Congresso não definir o tema, nenhuma decisão do campo bolsonarista será levado adiante. A anistia seria a prioridade “seja para aprovar, seja para derrotar”, disse a uma rádio de Natal.

 

PLANO DIRETOR

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB) se reuniu com representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil para tratar de temas que envolvem a formulação do novo Plano Diretor de Mossoró, em andamento pela Prefeitura de Mossoró, e a modernização da legislação municipal relacionada à construção civil.

 

NOTA CULTURAL – ROCK EM UMARIZAL

Após o sucesso do 3º Uzl Alternativo, o coletivo cultural de Umarizal promove neste sábado 27, a partir das 19h, na Shok House, o lançamento do EP “*Lembrar de Não Morrer Ainda”, da banda Comumraio. O evento também marcará o lançamento do livro de poemas “Cantos Estragos e Lutas*”, de Joelson de Souto, vocalista e guitarrista do grupo.

 

MAZINHO DO SACI

Após anúncio pela imprensa, o vereador Mazinho do Saci emitiu nota em que diz permanecer de forma independente na Câmara e que não irá compor a bancada governista.

 

GOVERNO EM MOSSORÓ

Desde quinta-feira, 25, o Governo do Estado está sediado em Mossoró, na reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).  A governadora Fátima Bezerra e parte do secretariado estarão cumprindo diversas agendas até domingo, 28 de setembro.

 

PONTO FACULTATIVO

A Prefeitura de Mossoró publicou decreto de ponto facultativo na próxima segunda-feira, 29 de setembro, véspera de feriado municipal da Abolição. O documento consta na edição desta quinta-feira, do Diário Oficial de Mossoró (DOM).