Por William Robson – Agora RN
Não se pode negar. Entre a miríade de problemas enfrentados pelo Governo Fátima, a segurança teve uma atenção especial. Os números são sempre animadores, mesmo com a contrariedade inexplicável dos agentes antes a novos concursos e promoções. Percebeu-se um empenho na garantia da segurança do RN e os números foram apresentados pela governadora no balanço do carnaval deste ano neste sentido.
Os números apresentados na coletiva da quinta-feira 19 apontam para ausência de registros de homicídios durante o período carnavalesco. Não houve registro de feminicídios nem de latrocínios no RN durante a operação, segundo o balanço apresentado. E também houve redução nas ocorrências de crimes contra o patrimônio e diminuição nos registros de violência em comparação aos anos anteriores.
O Governo informou que foram mobilizados oito mil agentes em todas as regiões e aplicados R$ 10 milhões em diárias operacionais. A Polícia Militar registrou redução de 54% no volume comparativo de operações. Os números também refletiram em outros aspectos da segurança no carnaval do RN. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, houve queda de 75% nas mortes durante o período, apesar do aumento no número de acidentes nas rodovias.
Frase
“Realizamos um dos carnavais mais seguros desde 2019, com um dos melhores resultados dos últimos oito anos na segurança pública do nosso Estado”
Da governadora Fátima Bezerra, durante o balanço da Operação Carnaval 2026, divulgado nesta quinta-feira 19.
MIGUEL ROGÉRIO
O secretário de Serviços Urbanos de Mossoró, Miguel Rogério de Melo Gurgel foi internado na segunda-feira de carnaval (16) no Hospital Wilson Rosado com alteração no sistema renal. Mas, está tudo tranquilo. Após exames e outros procedimentos, o secretário recebeu alta. Recomendação é para que retome a sua rotina aos poucos.
MCJ E SAL E LUZ
Está prorrogado o prazo para o credenciamento dos artistas locais e regionais que desejam participar do “Mossoró Cidade Junina” (MCJ) e “Mossoró Sal e Luz”, edições 2026. Agora, os interessados têm até o dia 24 de fevereiro para efetuar a inscrição.
FARDAMENTO
A Prefeitura de Mossoró segue com a entrega do material escolar para mais de 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Nesta quinta-feira (19), uma das escolas que recebeu o kit foi a E. Municipal Raimundo Fernandes, no bairro Bom Jardim. Na unidade, 420 alunos do 1º ao 5º ano foram beneficiados.
NOTA CULTURAL
PÓS-CARNAVAL
Ainda tem festa e carnaval em Natal. Neste sábado 21, o Centro de Turismo de Natal abre espaço para o Bloquinho Petrópolis, tradicional baile carnavalesco que foi adiado em fevereiro por conta das fortes chuvas. A partir das 18h, o Bloquinho promete uma noite de celebração à cultura potiguar, reunindo o melhor do samba e forró: Quarteto Linha, Grupo Mesa Doze, Forró dos 3 e Fabinho Miranda.
LAMENTÁVEL
Apesar do sucesso do carnaval de Apodi, o que ficou marcado mesmo foi a agressão de um grupo de seguranças do evento contra uma pessoa com deficiência auditiva. Um deles foi preso, além da suspeita de participação no caso, autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e receptação. Estava com um celular roubado.
ATAQUES A MARIANNA
A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), é o alvo da vez de setores alinhados ao governismo. Foi só anunciar adesão ao projeto do prefeito Allyson Bezerra (União) ao Governo do Estado, “denúncias” até então latentes começaram, misteriosamente, a surgir. E, curiosamente, ela também anunciou apoio à governadora Fátima Bezerra (PT).
LAJES
O Ministério Público do RN ajuizou ação civil por improbidade administrativa contra o prefeito de Lajes, Felipe Menezes (MDB), e a empresa Auto Posto São Tomé Ltda. Em caráter liminar, a Promotoria de Justiça da Comarca requer a indisponibilidade de bens dos envolvidos para garantir o ressarcimento de R$ 335.304,34 ao cofre público municipal.

