Eleições

O desafio da única candidatura da esquerda em Mossoró

Após a desistência da pré-candidatura da deputada estadual Isolda Dantas (PT) para apoiar o presidente da Câmara, Lawrence Amorim,  a esquerda ficou órfã. Até surgir uma alternativa neste campo, anunciada esta semana

Por William Robson

Após a desistência da pré-candidatura da deputada estadual Isolda Dantas (PT) para apoiar o presidente da Câmara, Lawrence Amorim,  a esquerda ficou órfã.  Além disso,  partido ficou dividido em relação ao apoio aquele que fez campanha em favor da reeleição do arquirrival, Jair Bolsonaro.

Assim, nenhum nome se apresentou neste campo. As alternativas ficaram no campo do centro, da direita e da extrema-direita. Agora, surge um candidato do campo progressista.

“Estamos nos apresentando em um cenário em que os trabalhadores e trabalhadoras, que são a imensa maioria dos eleitores em Mossoró, estavam sem representação, sem uma candidatura realmente advinda das camadas populares. Esse é o primeiro processo eleitoral da UP na cidade e temos a certeza que é uma oportunidade ímpar para dialogar com as pessoas e mostrar que elas têm uma alternativa e que o novo sempre virá!” destacou o pré-candidato à prefeitura Víctor Hugo Sousa.

Victor Hugo é o representante da Unidade Popular pelo Socialismo (UP). Ele é estudante da Ufersa e tatuador. Ao seu lado, como vice, está Renan Marrocos, aluno de RTVI na UERN e coordenador-geral do DCE da instituição.

O grupo de esquerda se diz pronto a enfrenta o que denominou de “processo eleitoral hegemonizado pelas “mega-candidaturas””. “A juventude preta dessa cidade nunca foi colocada no centro do debate em Mossoró. Enquanto isso, muitos jovens seguem diariamente sendo reprimidos pela polícia, por uma violenta guarda municipal e também pela total falta de oportunidades e esperança em um futuro melhor. Nessas eleições temos a chance de mostrar aos poderosos de que haverá resistência contra os ataques e retrocessos. Seremos nós por nós! Os pretos pelos pretos! Os pobres pelos pobres e o povo pelo povo!” destacou o pré-candidato a vice-prefeito Renan Marrocos.

O desafio desta pré-candidatura é de unir os votos do campo progressista em seu entorno. Algo desafiador, visto que os eleitores se dividem entre os apoios firmados pela presidente do diretório do PT em Mossoró, Isolda Dantas, cuja preferência está inclinada para Lawrence, ao atual gestor, o prefeito Allyson Bezerra, que congrega o apoio da camada menos radical. Mas, as eleições municipais não emplacarão um teor ideológico como muitos imaginam.