Coluna Agora RN

O Congresso hostil a Lula

Confira a coluna de William Robson deste sábado 28
28 de junho de 2025
Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Ficha-Limpa.jpg
1180x120px (1)

Por William Robson – Agora RN

A situação do presidente Lula com o Congresso Nacional, neste terceiro mandato, nunca esteve boa. Agora tende a piorar. Os deputados e senadores mandaram um recado que foi considerado “traumático” pelo senador Jaques Wagner (PT-BA). O presidente sentiu o peso e ficou indignado. Por 383 votos a favor, os deputados derrubaram os decretos que elevavam alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). 98 deputados votaram contra. A aprovação no Senado foi simbólica.

A derrubada caminha para deixar a relação mais azeda. O presidente Lula foi para o tudo ou nada. Decidiu entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a decisão do Congresso. Lula não aceita a decisão do Parlamento, o que significará maior distanciamento entre os poderes. A governabilidade, por consequência, está ameaçada.

É nítido que Lula venceu as eleições através de uma frente ampla não consolidada no Governo. O Congresso, por sua vez, segue uma forte linha conservadora, adversária e hostil ao presidente. De olho nas eleições do ano que vem, o Congresso quer desidratar o presidente a ponto de elevar a pressão por emendas e reduzir a capacidade de autonomia do Planalto.

 


“Essas pessoas já enfrentam desafios físicos e emocionais. E, além disso, ainda convivem com a ausência de algo tão essencial quanto as bolsas de colostomia. É desumano”

Do vereador mossoroense Petras Vinicius (PSD) sobre a falta de fornecimento das bolsas de colostomia por parte do Governo do Estado


 

TUDO CERTO NA VALE NORTE

A Vale Norte, empresa responsável pela coleta de lixo em Mossoró, envia nota em que alerta para “informações incorretas baseadas em fontes não identificadas” sobre supostos atrasos nos pagamentos por parte da Prefeitura. Segundo a empresa, o contrato segue em cumprimento dentro das normas estabelecidas por ambas as partes. Esclarecido.

 

JÚLIO CÉSAR

Quem esteve prestigiando o Mossoró Cidade Junina, ao som do forró de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, nesta quinta-feira  26, foi o ex-prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César. Ele, que tentará uma vaga na Assembleia Legislativa nas próximas eleições, foi recepcionado pelo prefeito Allyson Bezerra.


NOTA CULTURAL – BOCA DA NOITE

Nesta sexta-feira (27) foi o encerramento dos shows na Estação das Artes, ao de Bruno e Marrone. Estação tomada marcando o sucesso do evento. Neste sábado (28) marca o fechamento do Mossoró Cidade Junina com show de Bell Marques no tradicional Boca da Noite. Outras atrações também estarão na festa. O MCJ 2025 teve espaço ampliado com a participação de mais de um milhão de pessoas e destaque que passam pela diversidade artística, rigidez na segurança e pela inclusão, com frontstages exclusivos.


AS COSTURAS DE ÁLVARO

Pouco mais de uma semana, depois de dois encontros com o prefeito Allyson Bezerra, um em Mossoró e outro em Assu, o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias foi visto em visita de cortesia ao prefeito da capital, Paulinho Freire. Álvaro tem afirmado que não é candidato a vice e tenta costurar apoios em torno de seu nome com o intuito até de ser candidato ao Governo.

 

HOSPITAIS DESABASTECIDOS

Diante da instabilidade no fornecimento de medicamentos e insumos básicos no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, e no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, o Governo do Estado terá um prazo para regularizar a situação até o dia 11 de julho. O Conselho Regional de Medicina do RN apontou a deficiência e recorrência até que o caso foi parar na Justiça. Um acordo foi firmado entre o Cremern e a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP/RN).

 

FECUNDIDADE NO RN

O IBGE apresentou dados sobre a taxa de fecundidade total (TFT) no Rio Grande do Norte relativos a 2022. O Estado tem a menor taxa do Nordeste, com média de 1,49 filho por mulher, número inferior tanto à média regional (1,60) quanto à nacional (1,55).

 

FÁTIMA E ZENAIDE

Alguns relatos davam conta do distanciamento entre a senadora Zenaide Maia (PSD) e a governadora Fátima Bezerra (PT), baseados na ausência da parlamentar na agenda do Governo. Porém, esta semana, Zenaide e Fátima foram fotografadas participando da procissão de São João Batista, em Assu, e na abertura oficial do Parque Nacional da Furna Feia, entre Mossoró e Baraúna. Petistas clamam para que elas façam dobradinha na disputa ao Senado ano que vem.