Nomeação

O chamado para Antônio Francisco espalhar poesia

O poeta será nomeado pelo prefeito Allyson Bezerra para ocupar o cargo de assessor executivo da Secretaria Municipal de Cultura, portaria que deve ser publicada ainda nesta segunda-feira no Jornal Oficial do Município (JOM)

Por William Robson

Não há o que contestar. O poeta Antônio Francisco, 72, é “quase” uma unanimidade em Mossoró. Sim, se toda unanimidade é burra, vamos deixar no “quase” porque na disputa por uma vaga na Academia Mossoroense de Letras (AMOL), ele foi preterido a ocupar a cadeira 33, de João Bosco Queiroz Fernandes, vencida por Vanda Jacinto. A academia teve uma grande oportunidade de reconhecer um dos maiores nomes da cultura brasileira, em fevereiro do ano passado, e não o fez. Perdeu a Amol. Águas passadas.

Isso jamais abalaria a biografia daquele que já integra a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, ocupando a cadeira cujo patrono é ninguém menos que Patativa do Assaré. E que, em dezembro de 2018 recebeu a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo, do Senado Federal, concedida a personalidades e instituições que tenham contribuição relevante à cultura e ao folclore brasileiro. Em junho de 2019, uma lei municipal instituiu o dia 13 de junho, data em que é celebrada a resistência ao bando de Lampião, como o Dia do Poeta Antônio Francisco.

O autor do famoso cordel “Os Animais Têm Razão” tem o seu valor notado em toda parte. Nas escolas, nas solenidades públicas, todos param para ouvi-lo. Sua postura carismática de como conta as histórias hipnotiza a todos, levados para a ambiência de suas estórias, transportados para a atmofera de suas falas. Nos questionamentos políticos incisivos, seja em defesa dos animais, das pessoas ou na constatação do seu habitat e do seu olhar em relação ao meio ambiente, transformada em versos.  “E sair dali pensando: Como pode a natureza/Num clima tão quente e seco,/Numa terra indefesa/Com tanta adversidade/Criar tamanha beleza.”

Diante de tantas obras, capitaneada pelo “Dez cordéis num cordel só” (2001), considerado um marco na poesia popular, Antônio Francisco recebe mais um manifestação de reconhecimento, ao mesmo tempo que é convocado para uma missão: espalhar poesia nas escolas, na Biblioteca e no Parque Municipal de Mossoró.

O poeta será nomeado pelo prefeito Allyson Bezerra para ocupar o cargo de assessor executivo da Secretaria Municipal de Cultura, portaria que deve ser publicada ainda nesta segunda-feira no Jornal Oficial do Município (JOM). Ou seja, ele passa a integrar a equipe de servidores na pasta com a finalidade de estar ainda mais presente nas atividades culturais da cidade. “Eu o convidei a vir para o Palácio e ele ficou surpreso tanto de ir para a Prefeitura quanto com o convite”, explicou o prefeito, em entrevista ao Blog WILLIAM ROBSON.

O prefeito passou a informação com exclusividade ao jornalista Cézar Alves, do site Mossoró Hoje. “Trata-se de um reconhecimento importante para a cidade, visto a relevância e a grandeza de Antônio Francisco para a nossa cultura”, ressaltou o prefeito. Sob o aspecto político, a atitude do prefeito tem repercutido de forma positiva nas redes sociais, sobretudo de pessoas dos mais variados espectros ideológicos, mostrando como o poeta tem a capacidade de agregar.