Nerd Journalism, a tese do professor Alberto Cairo
Estou tendo o prazer de ler o seu belo trabalho de investigação e até aqui, tenho observado que ele foca bastante no novo profissional de redação, que agora é capaz de produzir infográficos mais sofisticados, com o incremento de novas ferramentas
O professor Alberto Cairo defendeu semana passada, em Barcelona, sua tese de doutorado em que ele chama de Nerd Journalism, as mudanças provocadas pela tecnologia quanto à produção de gráficos, jornalismo de dados e gráficos orientados por dados.
Estou tendo o prazer de ler o seu belo trabalho de investigação e até aqui, tenho observado que ele foca bastante no novo profissional de redação, que agora é capaz de produzir infográficos mais sofisticados, com o incremento de novas ferramentas.
São jornalistas que produzem notícias, a partir de uma linguagem poderosa e ampla.
E gostam de ser chamados assim: “jornalistas que fazem jornalismo” (que recorrem às modernas manifestações de linguagem hipermídia) e não designer, especificamente.
“News graphics professionals at the organizations explored for this study, then, don’t call themselves artists or designers, primarily. They prefer labels like report-ers or editors, and they say that they do journalism, not just design —or that they do journalism through design. This corroborates my initial first hypothesis.”
Cairo também relato sobre o interesse dos jornalistas que ele entrevistou em explorar, digamos, novos “large infographics”, que têm muito a ver com a Grande Reportagem Multimídia, em sua estrutura.
“n the sense that modern web journalism is experimenting with story structures and combinations that somehow mimic the large infographics from the past, which merged words with visuals of different kinds (Henríquez 2014.)”
Estes novos jornalistas, os “nerd jornalists”, acabam produzindo gráficos de notícias como parte de suas atividades diárias em departamentos com nomes como “notícias interativas”, “aplicativos de notícias” ou “multimídia”.
Um avanço para o jornalismo de nova era.
Parabéns, professor.