Educação

“Mossoró Cidade Educação”: 28 unidades de ensino já estão 100% climatizadas

A nova realidade das unidades é ressaltada pelos servidores e, principalmente, pelas crianças

Por: Maricelio Almeida
Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró já climatizou 28 unidades de ensino da Rede Municipal, por meio do programa “Mossoró Cidade Educação”. Recentemente, as centrais de ar foram instaladas nas Unidades de Educação Infantil (UEIs) Alvorecer (Barrinha, zona rural) e Rosalba Monteiro Ciarlini, no bairro Redenção, beneficiando cerca de 200 crianças, de 2 a 5 anos.

A nova realidade das unidades é ressaltada pelos servidores e, principalmente, pelas crianças. A pequena Mariana Jales diz o que achou da climatização da UEI Rosalba Monteiro. “Está muito geladinho, muito legal. Gostei bastante. Antes era bem quente, e agora está bem friozinho”, resumiu. Emily Eloá, de 5 anos, conta que agora está indo para a UEI de casaco. “Venho assim porque está bem frio na minha sala agora. Gostei muito. Fica melhor para estudar”, afirmou.

Mariana Jales

Professora da Rede Municipal há mais de 30 anos, Deusimar Maria celebra as melhorias efetivadas pela atual gestão na UEI Rosalba Monteiro, que também recebeu mobiliário, eletrodomésticos, entre outros avanços. “Melhorou 100%, porque Mossoró é uma cidade quente, com isso as crianças se agitam, não têm uma concentração, assim como o próprio professor. Hoje vejo a alegria delas, a melhoria que aconteceu também no aprendizado, então, com as centrais, melhorou muito, 100%”, enfatizou a docente.

Professora Deusimar Maria

Supervisora da unidade, Tassyana Thalita também reforça o que representa a climatização para o dia a dia das crianças e dos servidores. “Traz, principalmente, bem-estar para as crianças. Era muito quente, e tanto as professoras como as crianças reclamavam muito, e agora melhorou 100%. As crianças estão felizes, animadas. A gente nunca sonhou com isso, na verdade. Quando veio a proposta da Prefeitura, ficamos animados e sonhando com esse tão sonhado dia. E chegou, graças a Deus”, frisou.

Diretora da unidade, Lígia Nayane enfatiza o sentimento da comunidade escolar com a instalação das centrais. “Desde que chegou o aparelho de ar-condicionado a gente tem visto uma diferença gritante, muito significativa, graças a Deus, na sala de aula. Foi algo primordial. O ano de 2023 foi muito especial, várias mudanças boas aconteceram”, comentou.

Diretora Lígia Nayane

Todas as unidades da Rede Municipal serão beneficiadas com a climatização, como prevê o programa “Mossoró Cidade Educação”. O trabalho segue conforme cronograma da Secretaria Municipal de Educação, a partir de serviços estruturais e elétricos realizados nos equipamentos de ensino.