Mini-documentário conta a história do jovem Gabriel, assassinado em Natal. Assista
A história do jovem Giovanne Gabriel de Souza Gomes, de 18 anos, seus sonhos, até o seu fim trágico, são retratados em um mini-documentário que está disponível no Youtube e que a Agência Moscow está republicando
A história do jovem Giovanne Gabriel de Souza Gomes, de 18 anos, seus sonhos, até o seu fim trágico, são retratados em um mini-documentário que está disponível no Youtube e que a Agência Moscow está republicando. “#JustiçaporGabriel” é uma iniciativa para que o caso não caia no esquecimento e as investigações não cessem. Assista abaixo:
Gabriel era um jovem negro e pobre, razões que poderiam fazer qualquer apuração ser encerrada. Mas, a sociedade tem agido na cobrança para que os responsáveis sejam punidos. Os protestos começaram no dia seguinte após o seu corpo ser encontrado em Natal, organizados por movimentos sociais, familiares e amigos.
O ato “Justiça por Gabriel” destacou mensagens como “Quem matou Gabriel?”, “Queremos justiça”, “Vidas negras importam” e “Todos por Gabriel” escritas em cartazes e faixas. Os manifestantes se concentraram na frente do Centro Municipal de Educação Infantil Marilanda Bezerra, na Zona Oeste de Natal. Dezenas de pessoas fizeram uma caminhada pelas ruas do Guarapes, bairro onde Gabriel morava com a mãe.
Gabriel saiu da casa onde morava com a mãe, a irmã e o padrasto na manhã do dia 5 de junho para ir de bicicleta ao encontro da namorada em Parnamirim, na Grande Natal. Ele fazia o trajeto em cerca de uma hora, mas sumiu antes de chegar ao destino. A namorada de Gabriel ligou preocupada para a mãe dele. Desde então o jovem não foi mais visto. O seu corpo foi encontrado no domingo, dia 14.
A deputada federal Natália Bonavides participou no apoio à produção do documentário. Em seu Facebook, relatou: “Essa é a história de Gabriel, jovem negro, trabalhador, morador do Guarapes (Natal/RN) e com o grande sonho de ser MC pela frente. Gabriel teve seus sonhos interrompidos, foi assassinado. Preparamos esse vídeo com sua família e seus amigos para lembrar sua memória. Continuaremos indo às ruas para mostrar que esse crime, como tantos outros que acontecem em nosso país, não pode ficar impune! Não esqueceremos o que fizeram com Gabriel, queremos justiça!”