Coluna Agora RN

Mais espaços para o MDB no Governo

O MDB é o partido que mais elegeu prefeitos potiguares na eleição de 2024

Por William RobsonAgora RN

A governadora Fátima Bezerra já faz as contas para quando renunciar ao mandato a fim de se candidatar nas eleições do ano que vem. Sabe que o bastão sai dos domínios do PT e passa para o MDB, do vice Walter Alves. Há muito interesse para que o MDB esteja mais próximo do Governo, de Fátima e do PT. É o intuito da governadora.

O MDB é o partido que mais elegeu prefeitos potiguares na eleição de 2024. Cresceu em relação ao pleito de 2020. Mesmo assim, a preço de hoje, Walter não pensa em reeleição. Isso não quer dizer que o partido não almeje estar na chapa majoritária. Por isso, para evitar maiores solavancos ou surpresas no Governo, Fátima quer garantir este apoio e aumentar a força do partido.

O secretário-chefe de Gabinete Civil, Raimundo Alves, disse à imprensa que adequações no secretariado de Fátima ocorrerão visando as eleições, para acomodar aliados, sobretudo o MDB. A ideia é não transformar radicalmente a cara do Governo quando a chave rodar na renúncia de Fátima para a ascensão de Walter. E, assim, manter uma possível tranquilidade.

 

“Não faz sentido algum discutir anistia neste ambiente e os próprios presidentes das duas casas [Câmara e Senado] têm consciência disso. Seria a consagração da impunidade”

Do ministro do STF, Gilmar Mendes, sobre anistiar os golpistas do 8 de janeiro

 

“ESTRUTURA” PARA NOVO CONCURSO

Mesmo depois de seguidos desastres no andamento do concurso para docentes da Universidade do Estado do RN (UERN), que levaram ao cancelamento anunciado nesta terça-feira, o Idecan chegou a oferecer sua “estrutura” para que a Uern refaça, por conta própria, todo o processo do zero.

 

BOLSONARO EM OITICICA

Recentemente inaugurada pelo presidente Lula, o ex-presidente Bolsonaro quer tirar sua casquinha da barragem de Oiticica, em Jucurutu. Em agenda no RN esta semana, visitará o reservatório na sexta-feira 11, depois seguirá para Acari. No sábado, 12, a agenda é no Alto Oeste.

 

MCJ: LANÇAMENTO EM NATAL

O Mossoró Cidade Junina será lançado esta semana em Natal. O evento acontecerá nesta quinta-feira, 10, a partir das 9h, no auditório do SESC Rio Branco, Cidade Alta. Apresentações musicais estão confirmadas bem como todo detalhamento dos polos como Estação das Artes, Arraiá do Povo, Polo Antônio Francisco e outros.

 

AINDA SOBRE OS 2 BILHÕES DA COSERN

O caso sobre a renovação da concessão da Cosern chegou à Assembleia Legislativa. A deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) apresentou requerimento solicitando informações sobre o tema. Afirmou que “segundo informações da própria Aneel o governo estaria atuando para antecipar a renovação da concessão já em 2026, dois anos antes do vencimento atual”. A antecipação pode resultar na entrada de R$ 2 bilhões aos cofres do Estado.


CANDIDATURAS LARANJAS EM GROSSOS

Os vereadores Fabyellyson Gomes, Charlinho do Córrego e João Carlos, (todos do PSDB), e Faguinho de Pernambuquinho (Avante) correm o risco de perderem suas cadeiras na Câmara Municipal de Grossos. Segundo o site Facho de Grossos, o Ministério Público detectou indícios de candidaturas femininas lançadas de forma fictícia, ou seja, “candidatas laranjas”.


O PANORAMA DOS DEVEDORES EM MOSSORÓ

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró apresentou os dados de inadimplência na cidade referentes a março de 2025. Houve aumento de 3,72%  no número de devedores. A faixa etária mais endividada é de 30 a 39 anos (25,04%).  A maior parte dos consumidores (26,07%) possui dívidas de até R$ 500. O setor com a maior concentração de devedores é o de bancos (66%).


NOTA CULTURAL

LESSA LANÇA O ÁLBUM “WOLF”

Após os anos à frente da extinta banda Blues Label, e uma trajetória solo marcada por três EPs e 19 singles, o guitarrista, compositor e cantor de blues cearense Roberto Lessa lança seu “Wolf”, álbum poderoso e autêntico. Nas plataformas de áudio. Ouça.


RN E O PIB A NÍVEIS CHINESES

No Relatório Anual de Contas do Governo do Rio Grande do Norte, apresentado pelo Governo nesta segunda-feira, 7, chama a atenção o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). O RN passou de 5,1% em 2021 para os 6,6% de 2024, diz o documento. Para efeitos de comparação, o Brasil cresceu 3,4% em 2024 e a China 5%.