Por William Robson – Agora RN
O pré-candidato do PT ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier, deu a deixa para 2026. Definiu cenário de polarização para as eleições a nível de Estado. Ao contrário de outros nomes colocados no tabuleiro, o governismo sonha com o tradicional fla-flu, o bem contra o mal, a virtude contra a mácula, a luz contra as sombras.
Para isso, Cadu definiu os times. De um lado os “defensores da democracia”. Do outro, “os golpistas”. O pré-candidato ressaltou que esta será a tônica de sua campanha, reforçar a democracia e lembrar aqueles que atentaram contra ela. Não importa a quantidade de candidatos, ou seja, só os democráticos estarão do lado de Cadu. “Pode ser um ou dois candidatos do outro lado”, afirmou em entrevista.
O governismo aposta que este ingrediente tenderá a dar força para o seu candidato, rechaçando discussões mais urgentes como os desafios a serem enfrentados pelo Estado. É neste ponto que outro nome se apresenta, o do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra. Para ele, o debate não se reduz à ideologia esquerda e direita. “Será definido entre dois campos: quem deseja a continuidade do modelo de gestão da governadora Fátima Bezerra e quem propõe um novo projeto de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte”, destacou.
“A disputa de Zenaide é com a governadora Fátima. Ela tem que pensar na sua eleição, e as duas sabem que a disputa é entre elas duas”
Do deputado federal João Maia (PP), sobre a possibilidade de dobradinha da senadora com a governadora
ELEIÇÕES PROBLEMÁTICAS NO PT
Já é de conhecimento as confusões testemunhadas nas eleições dos diretórios do PT no RN. Agora, o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, divulgou nota em que fala em “práticas que ferem a democracia interna do partido: uso da máquina pública e interferências do Executivo municipal e estadual com tentativas claras de intimidação”.
DUPLICAÇÃO DAS 304
Em entrevista à TCM, o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho, afirmou que edital de licitação para a duplicação da BR-204 deve ser publicado ainda neste mês de julho. Mais um prazo foi dado. O investimento previsto para esta primeira etapa é de aproximadamente R$ 800 milhões. Será que sai agora?
ISOLDA FORTALECIDA
Nas eleições internas do Partido dos Trabalhadores (PT), o nome fortalecido foi o da deputada estadual Isolda Dantas. Ela saiu vitoriosa na chapa compartilhada com a vereadora de Natal Samanda Alves, ao mesmo tempo em que conseguiu emplacar seu nome no diretório de Mossoró, a da professora Ana Morais, desbancando os projetos da vereadora Marleide Cunha.
SEM DOBRADINHA
O deputado federal João Maia (PP) não concorda com uma dobradinha entre a senadora Zenaide Maia (PSD, foto) e a governadora Fátima Bezerra (PT) na disputa ao Senado. Para ele, o senador Styvenson Valentim (PSDB) tem posição confortável para a reeleição. Considerando a vaga remanescente, não haveria possibilidade de união entre Zenaide e Fátima.
RAFAEL MOTTA NO PP?
Em contato com este colunista, o ex-deputado federal Rafael Motta, disse que vem mantendo “diálogo aberto com algumas legendas, dentre elas com a do amigo e presidente do PP, o deputado João Maia”. Não falou em definição até agora, mas que “no momento oportuno teremos essa definição”.
NOTA CULTURAL – MOSTRA DE CANTAUTORES
Foi apresentada e lançada oficialmente à imprensa, nesta segunda-feira 7, a Mostra de Cantautores da Música Potiguar. Apoiado pelo Governo do RN, o projeto idealizado pela Rede potiguar de Música estreia nesta quarta-feira 9, no palco do Teatro Alberto Maranhão (TAM), às 19h30, com apresentação do cantor e compositor Esso Alencar e do Trio Toró.
TROFÉU CAMILA MORAIS
A Câmara Municipal de Mossoró aprovou, nesta terça-feira 8, a criação do “Troféu Camila Morais”, como forma de reconhecer cidadãos e cidadãs que se destacam na promoção da inclusão e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência no município. A honraria foi proposta pelo vereador Petras Vinícius (PSD).
TOQUE DE CAIXA
Pelo menos 40 projetos foram aprovados somente na sessão desta terça-feira 8, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, envolvendo temas sociais, culturais e de saúde.