Parlamentar do ano

Genilson Alves, em exclusiva: “Busco o equilíbrio entre as bancadas”

O vereador do Pros foi o escolhido a receber Troféu Vereadora Niná de Macedo Rebouças, e falou ao site do primeiro ano desta legislatura, das bancadas e da relação com o Executivo

Por William Robson

Através de uma comissão eleitoral, formada por instituições, servidores do Legislativo e imprensa, foi realizada a escolham do parlamentar do ano na Câmara Municipal. O vereador Genilson Alves (Pros) foi o escolhido a receber Troféu Vereadora Niná de Macedo Rebouças, quarta-feira (22), no encerramento do ano legislativo.

Outros parlamentares foram votados, entre eles Pablo Aires (PSB), com 3 votos; a vereadora Marleide Cunha (PT) 1 voto; e Tony Fernandes (Solidariedade); 1 voto.

O vereador Genilson (à dir. de Marleide Cunha) após a escolha do parlamentar do ano (Edilberto Barros/CMM)

Votaram representantes da seccional Mossoró da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Faculdade Uninassau e Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas). Também participaram como eleitores profissionais da TCM/Telecom, mídia digital, SuperTV, Rádio Difusora de Mossoró e três servidores efetivos da Câmara. A comissão tem 11 membros.

Genilson Alves, que também é líder do Governo na Câmara, conversou com o site WILLIAM ROBSON, falou da premiação, fez um balanço do primeiro ano desta legislatura, dos avanços na Câmara e dos dos projetos recém enviados pelo Executivo.

 

Segue e entrevista

Como recebeu a notícia de ser escolhido o vereador do ano? A que atribui isso?

Primeiro, muito feliz pelo o reconhecimento. Atribuo à minha forma de conduzir os trabalhos. Na condição de líder da situação sempre respeitando a oposição. Buscando o diálogo com as classes que precisam que precisam de acesso ao legislativo.  Um dos pontos que tentei buscar neste primeiro ano desta legislatura foi o equilíbrio entre as bancadas, situação e oposição, oportunizando que todos tivessem seus trabalhos reconhecidos.

 

E como tem sido conduzir a liderança do Governo Allyson na Câmara?

A liderança, posso dizer que está tranquila. Temos um gestor compromissado com a população em nossa cidade, que está preocupado em fazer gestão e não política, ouvindo as demandas da população independente de ano eleitoral. Isso facilita nossos trabalhos.

 

Sobre o papel da Câmara até aqui, como você avalia?

Eu avalio os avanços da Câmara de forma positiva, conseguimos praticamente dobrar o número de proposições, tanto da situação quanto da oposição. Construímos um debate que valorizou o orçamento. Para você ter uma ideia, William, no Plano Plurianual conseguimos direcionar mais de R$ 12 milhões para áreas importantíssimas como saúde, educação, aí entra construção de UBS, reformas, escola bilíngue. Então, isso nunca foi visto na Câmara. Sempre vivíamos com aquela história do “rolo compressor”, “vai ser desse jeito”. Agora não. Neste formato de agora, prevalece o diálogo, o presidente sempre acessível, ouvindo os dois lados, as bancadas buscando caminhos de fortalecimento da Casa Legislativa. Ou seja, diferente de outras legislaturas, esta não está tendo o desgaste junto à população, porque sempre estamos pronto a recebê-la.

 

Sobre os projetos que Allyson pediu aprovação em live na manhã desta quarta-feira (15), haveria algum empecilho na Câmara?

Sobre estes projetos, não houve qualquer dificuldade de apreciação. Inclusive, são projetos importantíssimos para a cidade e que teve o apoio da bancada da situação e da oposição. Como o e tecnologia e inovação, onde as cidades que buscaram este caminho puderam dar dignidade ao seu povo. Facilita e gera emprego e renda.Veja também o alvará digital… Antes era preciso ir na secretaria várias vezes, era uma burocracia gigantesca para ter acesso. Agora, de forma digital, o alvará será facilitado, melhorando muito a vida do empreendedor. Outro projeto é o de tombamento do patrimônio público… São vários que foram muito bem-vindos e tiveram o apoio de todos os vereadores.

 

E o papel da bancada governista neste primeiro ano?

Temos uma bancada tranquila e compromissada. Posso afirmar que todos os vereadores têm esse compromisso com o desenvolvimento de Mossoró. Acho que este é o caminho. Precisamos deixar as discussões políticas, descermos do palanque e construir o melhor para o povo de Mossoró. Temos o exemplo do vizinho Estado do Ceará que, após a política, os políticos se unem. Eu percebo claramente que vários vereadores estão compromissados e isso fortalece o Legislativo. Queremos dar uma resposta à nossa população e mostrar que a Câmara tem este intuito.