Pesquisa

EXATUS: Líder absoluto em Mossoró, Allyson tem 77% das intenções de voto

De acordo com a série histórica de pesquisas do AGORA RN, Allyson alcança um alto percentual nas intenções de voto. A candidatura do prefeito teve um aumento gradativo nos últimos meses, tendo crescido 3,57 pp. desde a pesquisa Exatus de março passado, quando ele saiu de 73,88% para os atuais 77,45%

Alessandra Bernardo, do Agora RN

A 30 dias das eleições municipais, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), se consolida como um fenômeno eleitoral e líder absoluto na disputa pela sucessão na cidade. O gestor caminha para a reeleição com 77,45% das intenções de voto, conforme pesquisa do Instituto Exatus feita a pedido do AGORA RN e divulgada nesta sexta-feira 6.

De acordo com a série histórica de pesquisas do AGORA RN, Allyson alcança um alto percentual nas intenções de voto. A candidatura do prefeito teve um aumento gradativo nos últimos meses, tendo crescido 3,57 pp. desde a pesquisa Exatus de março passado, quando ele saiu de 73,88% para os atuais 77,45%.

estimulada
Pesquisa de intenção do votos em Mossoró / Fonte: Instituto Exatus

Considerando-se apenas os votos válidos nesta pesquisa, ou seja, aqueles que serão computados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Allyson atinge 87,05%, sendo considerado um fenômeno eleitoral não apenas no Rio Grande do Norte, mas em todo o Brasil.

votos validos
Pesquisa eleitoral em Mossoró / Fonte: Instituto Exatus

A diferença entre Allyson e seus principais concorrentes, Genivan Vale (PL) e Lawrence Amorim (PSDB), é de 72 pontos percentuais, com ambos empatados em segundo lugar com 5,45% das intenções de voto. Já em relação aos seus quatro adversários neste pleito, o prefeito está a 65,93 pontos percentuais de distância de todos eles, que juntos somaram 11,52%.

Irmã Ceição (PRTB) obteve 0,37% das citações. Já Victor Hugo (Unidade Popular) alcançou 0,25%. Dos entrevistados, 6,07% responderam que estão indecisos ou não souberam responder à pesquisa. Outros 4,96% disseram que, diante dos nomes apresentados, preferem votar em “nenhum/branco/nulo”.

ESPONTÊNA. No cenário espontâneo (quando o entrevistado diz o nome do candidato), Allyson obteve 73,36% das citações. Isso o coloca a 64,19 pontos percentuais de distância de todos eles, que juntos somaram 9,17%.

O segundo colocado é Lawrence com 4,58%; seguido por Genivan com 3,97% e, empatados em quarto lugar com 0,25% estão Victor Hugo e Irmã Ceição. Outros 0,12% citaram Ana Flávia. Dos consultados, 13,26% se disseram indecisos ou não souberam responder, já 4,21% responderam que devem votar em “nenhum/branco/nulo”.

REJEIÇÃO. A pesquisa Exatus quis saber qual candidato os entrevistados jamais votariam para prefeito de Mossoró. Lawrence lidera no quesito rejeição, com 14,62%, sendo seguido por Genivan, com 13,14%.
Allyson teve 6,57% de rejeição, seguido por Irmã Ceição com 4,71% e Victor Hugo com 2,6%. Dos entrevistados, 39,78% afirmaram não rejeitar nenhum candidato, podendo votar em qualquer um. Outros 12,76% disseram rejeitar todos. Já 5,82% disseram não saber ou não quiseram responder. l

DADOS. A pesquisa Exatus, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-08117/2024 e feita nos dias 29 e 30 de agosto, ouviu 807 eleitores conforme a proporção do eleitorado por zona eleitoral, comunidade de moradia, sexo, faixa etária e escolaridade. A margem de erro é de 3,46% para mais ou para menos, com 95% de confiança.