Estudo da Uern e CDL amplia capacidade da Estação em 16 mil pessoas
O estudo destaca melhorias e envolve o layout do polo Estação das Artes e estão correlacionadas com a ampliação da capacidade de público para o MCJ 2025
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) desenvolveram um estudo que aponta sugestões de melhoria para o Mossoró Cidade Junina (MCJ). O estudo de 2024 envolve o layout do polo Estação das Artes e estão correlacionadas com a ampliação da capacidade de público para o MCJ 2025.
O MCJ 2024 na Estação das Artes registrou um aumento na participação de artistas nacionais e internacionais, resultando em um público recorde estimado em 590.692 pessoas, com uma média de 49.224 moradores locais/turistas por evento no polo. O polo também se destacou como o terceiro maior em participação de turistas, que representaram 32,69% do público total.
O estudo da CDL e UERN identificou a superlotação como um problema significativo na Estação das Artes em 2024, indicando a necessidade de readequação do espaço físico para acomodar o grande público e os eventos/artistas/shows. A ampliação do espaço interno/externo da Estação das Artes é considerada necessária para garantir a segurança, comodidade do público e melhor aproveitamento do espaço, com potencial para dinamizar os espaços, criar novas áreas para permissionários e para o público.
A proposta de ampliação do espaço tem o potencial de aumentar a capacidade de público em pelo menos 16 mil pessoas, o que é considerado significativo diante do tamanho atual da Estação das Artes, que a CDL e a UERN consideram ultrapassado para a dinâmica de crescimento do evento. O estudo aponta que a superlotação é o principal desafio em termos de segurança, comodidade e conforto para o público na Estação das Artes.