Novos projetos vão ajudar estudantes a entrar no IF e em cursos superiores
O lançamento foi feito com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, em evento no Centro de Convenções nesta segunda
Imagem: Camilo Santana, ministro da Educação. Foto: José Alenir/AGORA RN
O Ministério da Educação (MEC) apresentou nesta segunda-feira 10, durante uma solenidade em Natal, dois novos projetos para estimular o ingresso de estudantes na educação profissional e na educação superior. O lançamento foi feito com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, em evento no Centro de Convenções.
São eles: o Partiu IF, que pretende preparar 78 mil estudantes do 9º ano do ensino fundamental para o ingresso na Rede Federal até 2027; e a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), que busca apoiar 324 cursinhos populares, preparando jovens para o ingresso no ensino superior.
Os dois novos programas permitem que estudantes do 9º ano do ensino fundamental possam se preparar para ingressar nos institutos federais, e que estudantes do ensino médio, através dos cursinhos de preparação, possam entrar no ensino superior.
“Quanto mais o país investe em educação mais democrático é o país. Estamos garantindo acesso com inclusão e equidade, combatendo as desigualdades e é nosso compromisso não ter nenhum aluno fora da escola pública, dando oportunidades à população periférica, por isso o apoio aos cursinhos populares”, afirmou Camilo Santana, durante o ato de lançamento.
A governadora Fátima Bezerra (PT) e a secretária de Educação do Estado, Socorro Batista, marcaram presença no encontro, assim como os reitores José Daniel Diniz Melo (UFRN) e José Arnóbio de Araújo Filho (IFRN).