Coluna Agora RN

E se Walter Alves se unir a Allyson?

Confira a coluna de William Robson desta quarta-feira 10
10 de dezembro de 2025
Divulgação
Galeria-de-3-Imagens-5

Por William Robson  – Agora RN

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB), abriu caminhos para o vice-governador Walter Alves (MDB) dentro do grupo de oposição. Não fechou portas, quando indagado pelo jornalista Saulo Vale sobre esta possibilidade. Sabe que o MDB arregimenta dezenas de prefeituras no RN. Mas, condicionou Walter a decidir “se aceita enfrentar o ônus em pouquíssimo tempo de trabalho tendo em vista que as notícias são as piores possíveis ou se vai por outro caminho”.

Allyson ressaltou que para Walter compor o grupo com o União Brasil, PSD, PP e Solidariedade será preciso romper com a governadora Fátima Bezerra. “É preciso defender mudanças para o Estado. Não podemos ter continuidade das mesmas práticas”, afirmou.

Essa decisão do vice-governador, segundo Allyson, poderia se dar após profunda análise das contas de um Estado altamente endividado e em crise fiscal. “O vice-governador carrega a imagem do seu pai, que foi governador e senador e fez grandes mandatos. Será que ele vai assumir o Estado e colocar em xeque não repetir o desempenho do pai? A decisão terá implicações diretas na vida política dele”, destacou.

 

 

“Eu defendo, se for esse caso, que a Assembleia eleja o Cadu para o mandato tampão. Porque, para mandato tampão, não precisa ser deputado ou deputada não”

Do deputado federal Fernando Mineiro (PT), caso haja renúncia coletiva na linha sucessória do Governo Fátima

 

RURAL

Em abril, a Rádio Rural de Mossoró deixará a frequência AM e passará a operar na faixa FM 101,9. O processo foi concluído e a estrutura renovada para a estreia em nova faixa.

 

SERÁ CANDIDATO?

Em entrevista ao jornalista Saulo Vale, da Rádio Rural, o prefeito Allyson Bezerra afirmou que já no início do ano que vem fará uma reflexão sobre a possibilidade de ser candidato ao Governo do Estado. Até agora, não anunciou candidatura. “Vou realmente tomar uma decisão para um lado ou para outro”, disse.

 

POLARIZAÇÃO EM 2026

O prefeito Allyson Bezerra (UB) não acredita que haverá polarização entre petistas e bolsonaristas na eleição do ano que vem. Ele se baseia em históricos eleitorais recentes em Mossoró, Parnamirim e Natal em que este aspecto não foi levado em consideração pelo eleitor. Allyson vê o debate em 2026 entre aqueles que têm programa de Governo, ideias, projetos e capacidade, entrega e resultado e do outro lado o continuísmo, letargia e polarização.

 

NOTA CULTURAL

SANTA LUZIA

A festa de Santa Luzia 2025 entra em sua reta final nesta semana. Os destaques desta semana são a Motorromaria da Luz, que ocorre na sexta-feira 12, com saída da Motoeste, às 18h, e chegada à Catedral. Ainda na sexta-feira, haverá o show com as Irmās Diocesanas do Divino Coração, às 21h, no adro da Catedral.

 

MINEIRO

O deputado federal Fernando Mineiro (PT) já conta com a renúncia do vice-governador Walter Alves (MDB) e para isso antecipa o nome do secretário Cadu Xavier (PT) para ocupar o cargo tampão. Walter teria mostrado preocupação com as contas do Estado e revelado a Mineiro. O grupo governista, por sua vez, já faz as novas contas sem adicionar Walter.

 

UFERSA

O Ministério da Educação publicou portaria que redistribui Cargos de Direção – CD e Funções Gratificadas – FG para as Universidades Federais. A Ufersa está contemplada com 44 novas rubricas, distribuídas em 3 novas CD-3; 12 CD-4; 3 FG-1 e 26 novas FG-2. Esse montante coloca a universidade na quinta posição entre as universidades federais do Norte e Nordeste que mais receberam FG’s e CD’s (UFPE, 64; UFAL, 61; UFCG, 49; UFAM, 51).

 

CALOTE

Há duas semanas o Governo não repassa ao Município de Mossoró recursos obrigatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), ICMS e das multas de trânsito. São mais de R$ 10,8 milhões que não foram encaminhados.