Acervo

De Elizeu Ventania ao Festverão. Da ETFRN ao IRC. De Regi Campelo ao Grupo Vina…

A Difusora, que mantém o acervo, permitiu a consulta de material deste jornalista publicado na Gazeta entre 1995 e 2002 e que estará disponível, semanalmente, a partir de domingo

Por William Robson

Tio Colorau e o jornalista Carlos Santos se anteciparam na boa-nova. Vasculhando os arquivos do jornal Gazeta do Oeste, onde tive a oportunidade de trabalhar entre os anos 1995 e 2002, surgiu a ideia de resgatar as minhas principais reportagens e trazê-las para o público novamente como uma nostalgia a partir de uma testemunha ocular dos acontecimentos. A estreia será neste domingo (26).

Muitas coisas se sucederam nestes quase 30 anos (putz, o tempo passa rápido!). São muitas as matérias produzidas, em vários segmentos, com destaque especial à cultura e a arte do povo mossoroense.

O primeiro capítulo da série Acervo vai tratar de morte de Elizeu Ventania, em 1998 (Foto: reprodução)

“William começou no Gazeta do Oeste, onde cheguei um pouco antes. Também fomos parceiros no Jornal de Fato. Além de jornalista-doutor, é professor com largo cabedal de conhecimento teórico e na prática, o que faz uma diferença enorme na hora de fomentar o saber”, diz Carlos em seu blog, em atitude de imensa gentileza.

Assim vai nascer o “Acervo”, com material daquela época. A pesquisa já está em andamento, a primeira reportagem será sobre a morte do violeiro Elizeu Ventania em 1998. Acompanhei seus últimos dias e realizei uma entrevista com ele dois meses antes. Estará tudo lá no blog com a reprodução das imagens e dos textos.

A Rádio Difusora, que mantém o acervo, permitiu a consulta deste material. Por isso, sou grato ao diretor Paulo Linhares por esta oportunidade. Tem sido algo prazeroso voltar ao passado, às páginas da Gazeta, reviver aquele momento de um jornalista jovem e, por vezes, imaturo. Esses momentos também estarão nas reproduções.

A pretensão é trazer um episódio do Acervo a cada domingo. Serão temas variados, que passarão pela ETFRN, o IRC Mossoró, a Calimar, a invasão dos mototáxis, o grupo Vina,  Regi Campelo, a história de Lauro Monte  Filho… Não haverá uma ordem cronológica. O que for saltando dos cadernos da Gazeta vai para o blog.