“Passarinho de toda cor, gente de toda cor, amarelo, rosa e azul me aceita como eu sou”. Esse trecho da música: De Toda Cor (Renato Luciano), que foi interpretada na manhã de hoje (30) pela professora Míssola Arezza, marcou o início do Curso de Formação Continuada para Auxiliares de Estudantes com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA): a presença do auxiliar na escola que acolhe do Programa Incluir, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. 400 selecionados voluntários iniciaram o curso que irá prepará-los para atuarem na sala de aula, auxiliando os alunos e dando suporte aos professores.
A programação do primeiro dia de curso teve início às 7h30, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, com o acolhimento dos selecionados. Além da apresentação da música De Toda Cor pela professora Míssola Arezza, uma equipe de profissionais da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME) interpretou o poema A Ponte, de autoria de um escritor autista chamado Miguel. O poema destaca a importância do profissional de apoio na sala de aula que tem alunos com deficiência e TEA.
PIONEIRISMO
O Programa Incluir criado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) dentro do programa “Mossoró Cidade Educação”, tem como objetivo formar profissionais para dar suporte aos professores em sala de aula auxiliando os alunos com deficiência e TEA. Esse é o primeiro programa no Rio Grande do Norte e, possivelmente, o único no Brasil voltado para garantir a inclusão, de fato, dentro da sala de aula. “O Programa Incluir está dando hoje o seu maior passo. Estamos iniciando aqui a formação de 400 voluntários que passarão por um curso de 40 horas, manhã e tarde, durante toda essa semana. Todos os participantes receberão certificados, aliás, é obrigatório apresentar o certificado de conclusão da formação para que possam ir para as salas de aula”, destacou Leonardo.
O secretário acrescentou que para chegar a criação do Programa Incluir foram feitas várias pesquisas e estudos para se chegar ao formato que se tornou lei municipal. Leonardo adiantou também que no próximo dia 7, todos os auxiliares que passaram pelo curso de formação e receberam certificados começam a atuar nas salas de aula.
O curso segue até sexta-feira (4), com a seguinte agenda. Hoje pela manhã a formação aconteceu no Teatro Dix-huit Rosado e à tarde na Escola Municipal Maurício Fernandes da Silva. Nesta terça-feira (1º), o cronograma será o mesmo, manhã no teatro e à tarde na escola. Já na quarta, quinta e sexta-feira o curso acontecerá na Escola Maurício Fernandes da Silva nos dois turnos.
O representante da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (FUNCITERN), Rafael Fonseca, destacou também a importância da parceria com a Prefeitura na concretização do programa. “Para nós que fazemos a Funcitern é motivo de muito prazer poder contribuir para a concretização de um programa tão importante e tão lindo como esse”, declarou Rafael.