Como fica a Comunicação da Prefeitura com a troca de secretários?
Regy conseguiu transoformar a Secretaria de Comunicação em ponte com os veículos de mídia, jornalistas e sociedade, destacando as ações institucionais. Este caminho delineado por Regy, será continuado pelo novo secretário, Bruno Martins
Por William Robson
O jornalista Regy Carte não é mais o secretário de Comunicação da Prefeitura de Mossoró desde esta sexta-feira (5). Seu pedido de exoneração foi atendido pelo prefeito Allyson Bezerra e publicado no Jornal Oficial do Município (JOM). Apesar da surpresa em sua saída, antes mesmo de assumir, Regy já condicionava sua permanência, diante de outras prioridades. Como informou o jornalista Carlos Santos, não pretende passar mais que um ano na pasta.
Neste período de cinco meses, Regy conseguiu transoformar a Secretaria de Comunicação em ponte com os veículos de mídia, jornalistas e sociedade, destacando as ações institucionais e, ao mesmo tempo, aproximando os órgãos da gestão. Azeitou a Secom combinando sua experiência jornalística e na atividade pública com a seleção de comprometidos repórteres cobrindo as diversas áreas do Município.
Regy, ao ser escolhido como secretário, teve respaldo da categoria em que atua. Aberto a sugestões e ass críticas. Mesmo com atitudes do núcleo adversário à gestão, com a difusão de fakes news, planilhas falsas e, em muitas vezes informações caluniosas, e tentativas de tutela pela oposição, manteve a postura de não descer ao esgoto e atuar com altivez. “Cumpri minha missão como secretário de Comunicação Social. Ao concluir ciclo previamente definido, peço desligamento do cargo em razão de projetos profissionais anteriormente planejados e incompatíveis com a função de secretário, em face da grande demanda de obrigações”, afirmou na nota, ao reafirmar que sua permanência na gestão seria curta.
Ao impor profissionalismo à pasta, Regy também pavimentou a transparência exigida pela sociedade. O então secretário não deixava temas relevantes sem resposta e estava pronto a esclarecer as dúvidas dos repórteres. Este é um dos principais legados do período em que esteve no cargo.
Este caminho delineado por Regy, será continuado pelo novo secretário, Bruno Martins, que ocupava a função de diretor de Comunicação. Bruno já vinha trabalhando em conjunto com Regy. Além disso, compreende como poucos as novas linguagens digitais e é da extrema confiança do prefeito. Inclusive, atuou como Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa quando Allyson era deputado.
A Comunicação da Prefeitura passa por transformações, iniciadas por Regy e seguidas por Bruno. E não há como pensar em novas formas de comunicação sem incluir as lógicas da internet e das redes sociais. Claro que os meios tradicionais fazem parte desta estratégia. Sim, a comunicação é setor vital em qualquer gestão pública. Gera a imagem de um Governo, difunde os temas de interesse da sociedade, coloca o povo no debate público e aproxima a gestão das pessoas.
Ou seja, o desafio de Bruno é dar sequência a este projeto. Potencializar e levar as informações do Município de maneira transparente e rápida, moderna e eficiente, verdadeira e dinâmica. E manter o caráter institucional, sem resquícios do patrimonialismo de outrora.
E quando se fala na natureza institucional, não confundir com a pessoa do prefeito. Como sabemos, o prefeito Allyson Bezerra, com seus mais de cem mil seguidores no Instagram e a força de um digital influencer, posta em sua conta suas ações pessoais, sua agenda, os presentes que recebe e compartilha sua rotina com as pessoas. São duas coisas. Assim, o novo secretário, assim como Regy, sabe bem esta diferença.