Como a João da Escóssia cresce e se impõe como “novo Centro”?
Na extensão que compreende a avenida Diocesana até o Partage, algo em torno de três quilômetros, é possível arregimentar uma quantidade de bares e restaurantes. Reportagem atualizada
Por William Robson
Quem costuma seguir para o Partage Shopping pela avenida João da Escóssia já deve ter percebido. A principal via do bairro Nova Betânia está se transformando num grande shopping a céu aberto, com lojas para todos os tipos de gostos. Desde concessionária de veículos (neste caso, uma revenda da Renault está em andamento para inaguração) a lojas de roupas para noivas e drogarias.
Na extensão que compreende a avenida Diocesana até o Partage, algo em torno de três quilômetros, é possível arregimentar uma quantidade de bares e restaurantes que já afetam o movimento na Praça da Convivência, que enfrenta abandono da Prefeitura e está sem manutenção até nos banheiros.
Farmácias e restaurantes têm em todo o trajeto. Extrafarma, Globo, Pague Menos, do Trabalhador. Tem até agências de terapia para o cérebro. As baladas do fim de semana também ganhavam força na João da Escóssia, com noites sempre cheias no Buscapé Budd, um barzinho que toca de rock à suingueira, que de tão lotado ocupava a passagem dos pedestre na calçada da avenida. Recentemente, em março, um transformador provocou um incêndio de pequenas proporções no estabelecimento. Claro que o momento exige cautela, devido os protocolos sanitários, o que, de alguma forma, afetou a agenda destes estabelecimentos e também dos artistas.
No trajeto pode ver obras e mais obras de empreendimentos comerciais. Quando fiz um texto sobre isso em 2018, o Oitava Rosado Mall ainda estava em construção. Trata-se de um shopping, que está em formatação, mas já é movimentado por sediar a filial de importante rede de academias no Brasil. O centro comercial, recentemente aberto, tem ainda 49 lojas, praça de alimentação,e estacionamento para mais de 150 veículos.
Em conversa com um representante do setor de imóveis, ele avalia que a avenida João da Escóssia está se tornando um “segundo Centro, bem mais sofisticado” e que os barzinhos e as várias galerias servem para demonstrar isso.
A João da Escóssia, de fato, está se tornando uma espécie de “Centro de luxo”. Há uma cervejaria artesanal com decoração descolada (Cabocla), e outra com decoração intimista (Petrus), inúmeras lojas de vender açaí, farmácia com drive-thru, pubs, pizzaria, curso de inglês (CCAA), hamburguerias variadas, lojas de decoração e de roupas, restaurante de massa (Fettuccine) e café/barzinho com nome de banda clássica (Mutantes), além de pizzarias locais bem movimentadas como o Bambinos.
Não pára por aí. é possível encontrar imóveis à venda, muitos deles, que certamente deverão ser transformados em mais empreendimentos comerciais. Como aconteceu recentemente com uma casa que se transformou em praça de alimentação no estilo food trucks, mas neste caso formado por contêineres.. O espaço fica ao lado da farmácia Extrafarma, quase na esquina com a avenida Diocesana e é chamado de Eco Park. Reúne de comida oriental, batata recheada, música ao vivo e pastelaria.
Também em construção uma loja de móveis projetadas, além daqueles destinados para crianças e bebês, como a San Reno. Mais adiante, o mossoroense pode escolher entre comer sushi (Yamana) ou comer espetinho (Aula Vaga), que fica em frente à Universidade Potiguar, por isso, o nome sugestivo, embora o movimento tenha caído bastante por conta das aulas que estavam suspensas devido à pandemia.
Supermercados, padaria e estúdio fotográfico também são vistos no caminho. Atacadão e Maxxi disputam o espaço para quem gosta de comprar no atacado (e no varejo também). Barzinhos começam a abrir para um momento pouco comum para o mossoroense, que é a chamada happy hour. Clínicas odontológicas, como a de Excalibur Odontologia, e médicas e loja de material de construção também seguem pela avenida, o que demonstra a variedade patente.
De tudo se pode encontrar na avenida João da Escóssia, até mesmo transtornos em dias de chuvas. As imediações do Nogueirão até próximo ao cemitério São Sebastião se transformam num grande lago. Carros já foram vistos boiando por lá. Talvez isso possa trazer prejuízos ao comércio que se instala fortemente na área. É nesta área que se concentra barbearia e até uma loja de bolos sob encomenda.
Portanto, a avenida do shopping também está se tornando um shopping por si mesmo. E transformando a principal avenida do bairro, antes conhecida tendo o estádio Leonardo Nogueira como referência, num novo espaço de lazer e compras de Mossoró.
Reportagem atualizada e publicada originalmente no Mossoró Hoje em 2018