Por William Robson – Agora RN
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União) prometeu “rodar pelo RN, defendendo o nome da senadora Zenaide”. A declaração foi dada no lançamento do projeto de reeleição dela no sábado 16. O anúncio mostrou o caminho que o prefeito vai seguir nas eleições do ano que vem, caso sua candidatura ao Governo do Estado seja confirmada. Allyson, assim, evitará a polarização entre bolsonaristas e petistas. O apoio à senadora Zenaide Maia era o elemento definidor, visto que o senador bolsonarista Rogério Marinho (PL) não aceitava a composição.
Zenaide, por sua vez, tende a não ficar no grupo governista, mesmo com seu perfil centro-esquerda. Allyson adota caminho moderado, sem radicalismo e conversando com personagens de espectros políticos diversos.
“Eu não largo os meus amigos pela facilidade”, reafirmou Allyson no evento realizado em Natal. O prefeito monta o seu grupo, mantém contatos no interior do RN e, aos poucos, vai apresentando seus nomes. Mostra também que há caminhos além da polarização mais radical.
“Os artistas vão abrir mão [do cachê] e vão deixar que as suas apresentações sejam uma doação ao evento”
Da vereadora de Natal Brisa Bracchi (PT), alegando que o processo de cassação do seu mandato perdeu objeto, pois os artistas não receberão a verba
SITUAÇÃO DIFÍCIL PARA BRISA
A mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT, foto) entrou em processo de cassação após decisão da Câmara de Natal, com 23 votos a favor e três contra. Ela alega perseguição diante da acusação de uso de recursos públicos para o evento “Rolé Vermelho”, também chamado de “Bolsonaro na Cadeia”. Ela garante que a verba serviu para apoiar a cultura de Natal.
SITUAÇÃO DIFÍCIL PARA BRISA 2
Para que haja cassação do mandato da vereadora natalense será necessário o apoio de dois terços dos vereadores da Câmara, no caso 19 dos 29 parlamentares. A comissão processante será composta por Daniel Valença (PT), Fúlvio Saulo (Solidariedade) e Anne Lagartixa (Solidariedade).
ZENAIDE PRESTIGIADA
Mais de 50 prefeitos estiveram no lançamento do movimento “Zenaide pelo RN”, preâmbulo do seu projeto de reeleição ao Senado, no sábado 16. Entre eles, compareceram Allyson Bezerra (Mossoró), Nilda Cruz (Solidariedade, Parnamirim), Dr. Lula Soares (Republicanos, Assú), Jaime Calado (PSD, São Gonçalo do Amarante) e Emídio Júnior (PP, Macaíba).
CADU NÃO ACEITA
O secretário Cadu Xavier (PT) chegou a afirmar ser impossível o grupo governista apoiar a candidatura da senadora Zenaide Maia (PSD), caso ela decida apoiar o prefeito Allyson Bezerra ao Governo. Os movimentos da última semana apontam que a senadora pode não estar no mesmo palanque da governadora Fátima Bezerra.
PATRIMÔNIO
A Prefeitura de Mossoró iniciou o processo de desapropriação do casarão histórico localizado ao lado do Palácio da Resistência. Com a desapropriação, oficializada pela através do Decreto n. 7.392, de 17 de junho de 2025, o prédio passará por manutenção e conservação de toda sua estrutura. A família do proprietário Leodécio Néo vem questionando os valores negociados. O casarão pode servir até mesmo como anexo administrativo ao Palácio.
TERMINAL PESQUEIRO
A Turc Operações Marítimas, empresa do ramo de engenharia e manutenção naval, venceu o leilão de concessão do Terminal Pesqueiro Público de Natal realizado pelo Ministério da Pesca e da Aquicultura, na bolsa de valores B3 em São Paulo, nesta segunda-feira 18.
NOTA CULTURAL – URBANOCINE
O Festival Urbanocine está com inscrições abertas para sua tradicional Mostra Cinematográfica. Realizadores audiovisuais podem submeter obras até 15 de setembro. Todas as ações do projeto da Fundação José Augusto podem ser acompanhadas pelo perfil oficial no Instagram (@urbanocine).
JORGE DO ROSÁRIO
Quem reapareceu foi o empresário Jorge do Rosário, que compareceu no evento organizado pelo PL no sábado 16. Há quem garanta que que será candidato novamente.