Com mais de 10% de vacinados, Mossoró supera índices até dos Estados
Se Mossoró fosse um Estado, teria o maior índice de vacinados do país. Os Estados que mais avançam neste quesito são a Bahia (9,19%), Mato Grosso do Sul (9,97%), Amazonas (9,87%) e São Paulo (9,13%)
Por William Robson
Dona Maria começou a chorar quando recebeu a vacina contra a Covid neste final de semana. Agradeceu aos funcionários da UBS e levantou as mãos para o céu. A sua manifestação correu as redes sociais. Ela está na faixa etária incluída para receber a dose, inicialmente destinada a idosos acima de 70 anos, logo ampliada para os maiores de 67.
O fim de semana passado foi fundamental no aumento da vacinação. Além da rapidez na imunização, ampliando a faixa etária dos idosos atendidos, uma força-tarefa foi montada com servidores da saúde, voluntários e atiradores do Tiro de Guerra. Esta rede possibilitou que Mossoró superasse a marca de 30 mil vacinados, 10% da população, índice que supera a média nacional, de 7,20% e do Rio Grande do Norte, de 7,32%.
A mudança no protocolo de aplicação dos imunizantes contribuiu para este cenário. Mossoró não aplicava vacina nos finais de semana por duas razões: não haviam vacinas disponíveis e pela clara exaustão dos profissionais da saúde na linha de frente que mereciam descanso. Ambas as situações travavam a política de imunização da cidade. Mossoró mantinha vacinas estocadas para a segunda dosagem no intuito de atender ao público que recebeu a primeira. Sob normatização do Ministério da Saúde, as vacinas precisavam aguardar ante a escassez de imunizantes que poderiam comprometer o grupo inicialmente contemplado. Até que uma reviravolta aconteceu.
O Ministério da Saúde autorizou a utilização imediata de todas as vacinas. E a orientação veio após a confirmação de entregas semanais pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Butantan. Assim, o primeiro problema estaria parcialmente resolvido. Faltava agilizar as unidades básicas, os servidores da saúde e montar esquema especial de vacinação. Foi quando mais de cem pessoas se colocaram à disposição para participar da operação somente como voluntários.
“No sábado, vimos que quase não havia idosos de 70 anos para vacinar porque eles estavam sendo vacinados com a comodidade e a segurança de um horário agendado na UBS do seu bairro. Isso mostra que a vacinação está atendendo bem ao público”, disse a secretária de Saúde, Morgana Dantas.
A equipe foi rapidamente montada e distribuída pelas dez Unidades Básicas de Saúde preparadas para a campanha Mossoró Vacina. Dez ASGs (um por UBS), 40 vacinadores (quatro por UBS), dez enfermeiros (um por UBS), 20 digitadores (dois por UBS). 40 técnicos de enfermagem (quatro por UBS), 20 homens do Tiro de Guerra (dois por UBS), 100 voluntários distribuídos de acordo com o tamanho da cobertura de cada UBS, além de 14 tendas.
O saldo da campanha foi de 5.770 doses aplicadas. “A vacinação no fim de semana foi um grande sucesso. Atendemos aos públicos previstos e, assim que recebemos 4.640 doses no sábado, já distribuímos para que a campanha pudesse ser reforçada e ampliada para outras faixas de idade”, explicou o prefeito Allyson Bezerra, que passou o sábado e domingo alternando entre as unidades, acompanhando e até auxiliando, em alguns momentos, os trabalhos dos agentes.
Se o repasse de vacinas pelo Governo do Estado que, por sua vez, depende do Governo Federal, seguir regularmente, é provável que a faixa etária dos vacinados alcancem os idosos a partir de 65 anos. “Podem mandar mais vacinas, que estamos prontos”, acrescentou o prefeito.
A campanha do fim de semana conseguiu, como citado, também cumprir um feito: Mossoró é o único município do Estado a superar a marca de 10% da população vacinada. Foram exatamente 33.648 doses aplicadas. Ao mesmo tempo, abriu a maior quantidade de pontos especialmente para a vacinação. São 46 ao todo, durante a semana e no final de semana são dez. Além disso, nesta segunda-feira (29), foi aberto o Centro de Testagem no Ginásio Esportivo Pedro Ciarlini, onde as pessoas buscam fazer seus testes.
Se Mossoró fosse um Estado, teria o maior índice de vacinados do país. Os Estados que mais avançam neste quesito são a Bahia (9,19%), Mato Grosso do Sul (9,97%), Amazonas (9,87%) e São Paulo (9,13%). Um marco e tanto concretizado a muitas mãos: dos profissionais de saúde aos voluntários que se colocaram à disposição para enfrentar este vírus com todas a forças vacinando a todos enquanto vacina tiver.