Cerimônia de Bolsonaro termina sem uma gota d’água
Por causa de um erro de cálculo, até a manhã desta quarta as águas não tinham chegado sequer à cidade de São Bento, que fica a 18 quilômetros de Jardim de Piranhas
A transmissão da cerimônia de inauguração das obras do Rio São Francisco no Rio Grande do Norte realizada no final da manhã desta quarta (9), na cidade de Jucurutu, foi encerrada sem que fosse vista uma gota de água sair da mangueira segurada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ministro do Desenvolvimento Regional, o potiguar Rogério Marinho.
A barragem de Oiticica fica localizada entre os município de Jardim de Piranhas, São Fernando e Jucurutu, onde foi organizado o evento da presidência. A barragem será o primeiro reservatório a receber as águas do São Francisco no RN. Porém, até o fim da cerimônia a água não tinha chegado, segundo a direção da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e de uma fonte que falou com exclusividade à agência Saiba Mais, por falta de planejamento.
Por causa de um erro de cálculo, até a manhã desta quarta as águas não tinham chegado sequer à cidade de São Bento, que fica a 18 quilômetros de Jardim de Piranhas, município que faz parte da Barragem de Oiticica e fica a uma hora de Jucurutu. Com isso, apesar de todo o evento, a água presente no rio hoje era proveniente apenas das chuvas na região e não há águas do São Francisco no Rio Grande do Norte ainda.
Durante a cerimônia, os ministros Fábio Faria, Rogério Marinho e o presidente da República fizeram uma série de insinuações e repetiram informações falsas que já haviam sido desmentidas na imprensa.