Catedral tem missa de abertura das “24 horas para o Senhor” nesta sexta
Todas as paróquias que compõem a Forania e a própria comunidade estão convocadas a participar deste momento na Catedral
O Papa Francisco escolheu para a XII edição das 24 horas para o Senhor um lema particularmente significativo neste ano do Jubileu Ordinário de 2025: “Tu és a minha esperança” (Sl 71,5). Cada Jubileu tem o seu modo particular de ser vivido, quer pelas circunstâncias históricas, quer pelo conteúdo profundo e o modo concreto de o realizar segundo a intenção do Santo Padre, particularmente expressa na Bula de proclamação.
Na Diocese de Santa Luzia, a missa de abertura das 24 horas para o Senhor será celebrada nesta sexta-feira, dia 28 de março, às 17h30, na Catedral, e será presidida pelo pároco da Catedral, Padre Antoniel Alves. Todas as paróquias que compõem a Forania e a própria comunidade estão convocadas a participar deste momento na Catedral, uma das Igrejas Jubilares da Diocese. Sábado, dia 29, às 17h, acontecerá o encerramento das 24 horas para o Senhor com missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco de Sales. A programação inclui oração, adoração ao Santíssimo Sacramento e confissão individual. De uma e uma hora uma paróquia, movimento ou pastoral será responsável pela condução da oração e um padre estará disponível para confissão.
Já que a Catedral vai permanecer 24 horas aberta, foi requisitada ao Batalhão e Guarda Municipal a garantia de segurança para os fiéis que estarão participando da programação.
O sacramento da reconciliação é o centro das 24 horas para o Senhor e o faz ser colocado de volta na vida pastoral da Igreja, portanto das nossas comunidades, das nossas paróquias, de todas as realidades eclesiais. Sendo o centro da mensagem evangélica: a Misericórdia de Deus, que nos dá a certeza de que diante do Senhor ninguém encontrará um juiz, mas sim um pai que acolhe, consola e indica também o caminho para a renovação. Portanto, como afirmou o Papa Francisco, «a misericórdia suscita alegria, porque o coração se abre à esperança de uma vida nova» (Misericordia et misera, nº 3).
Programação: