Negócios

As razões da presença de Fátima na China

O primeiro compromisso da agenda será na quinta-feira (13)

Por William Robson

Cinco governadores estão na comitiva do presidente Lula em direção à China. Entre eles, Fátima Bezerra que estenderá sua presença no país asiático para além da agenda presidencial, que termina dia 15. A governadora ficará para até o dia 19 e não será a passeio. Há compromissos que a faz uma espécie de “caixeira” viajante na intenção de vender as potencialidades do RN.

O primeiro compromisso da agenda será na quinta-feira (13). Em Xangai, [Fátima vai acompanhar a posse da ex-presidente Dilma Rousseff, como nova presidente do banco dos BRICS. A comitiva ainda terá reuniões com empresários  da China Communications Construction Company (CCCC), empresa estatal de construção e engenharia, além das empresas State Grid, com destaque na área de transmissão de energia e com a BYD, maior fabricante de baterias recarregáveis e de veículos elétricos do mundo.

O RN tenta, nestas conversas, aumentar a possibilidade para a instalação de unidade de operações que visem explorar a energia renovável ou mesmo condições de produção de baterias recarregáveis.

Depois de Xangai, Fátima segue para Pequim, no sábado (15), quando se encontra com representantes da Associação Sino-Brasileira de Mineração (ASBM) que irão se reunir com a Associação de Investidores da China, que representa atualmente. São mais de 10 mil investidores com possibilidade de negócios. Dia 18, será a vez de encontro com o embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão.

O Governo ainda terá pautas como a apresentação do projeto do Porto indústria Verde do RN, o fornecimento de turbinas eólicas, o desenvolvimento de pesquisas geológicas e a importação do camarão da espécie Vannamei, produzido em cativeiro no RN.