Artigo

As piadas do Papa Francisco

O jornal New York Times publicou depoimento do Papa Francisco, no qual ele menciona anedotas e piadas “papais”

Por Ney Lopes

O jornal New York Times publicou depoimento do Papa Francisco, no qual ele menciona anedotas e piadas “papais”. O Papa confessou que os padres, tendem a gostar de humor e até têm um estoque razoável de piadas e histórias divertidas, que muitas vezes são boas de contar, além deles próprios serem o objeto delas.
Diz ainda Francisco que às vezes, infelizmente, nos deparamos com padres amargos e tristes, mais autoritários do que autoritários, mais como velhos solteiros do que casados ​​com a igreja, mais como oficiais do que pastores, mais arrogantes do que alegres, e isso também certamente não é bom.

Humor
João XXIII, que era bem conhecido por seu humor, durante um discurso disse, mais ou menos: “Muitas vezes acontece à noite que eu começo a pensar sobre uma série de problemas sérios. Então, tomo uma decisão corajosa e determinada de ir de manhã falar com o papa. Então, acordo todo suado… e lembro que o papa sou eu. ”
E João Paulo II era bem parecido. Nas sessões preliminares de um conclave, quando ele ainda era o Cardeal Wojtyła, um cardeal mais velho e bastante severo foi repreendê-lo porque ele esquiava, escalava montanhas, andava de bicicleta e nadava. A história é mais ou menos assim: “Não acho que essas sejam atividades adequadas ao seu papel”, sugeriu o cardeal. Ao que o futuro papa respondeu: “Mas você sabia que na Polônia essas são atividades praticadas por pelo menos 50% dos cardeais?” Na Polônia, na época, havia apenas dois cardeais.

Jesuítas
Piadas sobre e contadas por jesuítas são únicas, comparáveis ​​talvez apenas àquelas sobre os carabinieri na Itália, ou sobre mães judias no humor iídiche.
Quanto ao perigo do narcisismo, a ser evitado com doses apropriadas de auto ironia, lembro-me daquele sobre o jesuíta um tanto vaidoso que tinha um problema cardíaco e teve que ser tratado em um hospital. Antes de entrar na sala de cirurgia, ele pergunta a Deus: “Senhor, chegou a minha hora? ”
“Não, você viverá pelo menos mais 40 anos”, responde Deus. Após a operação, ele decide aproveitar ao máximo e faz um transplante capilar, um lifting facial, lipoaspiração, sobrancelhas, dentes… enfim, ele sai de lá um homem mudado. Bem na saída do hospital, ele é atropelado por um carro e morre. Assim que ele aparece na presença de Deus, ele protesta: “Senhor, mas você me disse que eu viveria mais 40 anos! ” “Opa, desculpe! ”, responde Deus. “Eu não te reconheci. ”