Coluna Agora RN

As novas chantagens de Eduardo Bolsonaro

Confira a coluna de William Robson sábado 26 no jornal Agora RN
26 de julho de 2025
Marcelo Camargo/Agência Brasil
mcamg_abr_01021911209
1180x120px (1)

Por William Robson – Agora RN

Alguém disse que o deputado federal, agora não mais licenciado, Eduardo Bolsonaro é um “embaixador brasileiro às avessas”. Ou seja, estaria se mobilizando nos Estados Unidos contra o Brasil, a ponto de estimular o governo americano a impor sanções e chantagens. Seu único intuito é tumultuar o país em busca de anistia para o seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por comandar a trama golpista.

Eduardo quer o Brasil curvado aos americanos. O tarifaço de 50% busca humilhar a nação, os brasileiros e a indústria nacional aos caprichos de um clã. O governo brasileiro tenta de todas as formas evitar o pior, previsto para o dia 1 de agosto, uma tragédia econômica que afetará as exportações e os empregos por aqui, inclusive no RN.

As novas chantagens se exasperam e chegam ao Congresso. Eduardo Bolsonaro agora inferniza o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o da Câmara, Hugo Motta, como alvos de sanções do governo americano.

“Se o Brasil não conseguir pautar a anistia e o impeachment do Alexandre de Moraes, a coisa ficará ruim”, ameaçou o filho de Bolsonaro. Com estas investidas, Eduardo enterra de vez qualquer possibilidade de anistia (pauta que sequer estava em debate no Congresso). Dessa vez, gerando maior animosidade contra si e Bolsonaro a ponto de unir ainda mais o país contra esta espécie de apátrida.

 


“Todos os minerais ricos que vocês querem para proteger. E aqui ninguém põe a mão. Este país é do povo brasileiro”,

Do presidente Lula, em referência ao governo americano interessado na aquisição de minerais considerados estratégicos

OS CAMINHOS DE ZENAIDE E MARIANNA

A senadora Zenaide Maia (PSD) distribuiu texto reafirmando “sua sólida parceria” com a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), cogitada para ser vice na chapa do secretário Cadu Xavier (PT). No Seridó, a senadora demonstrou sua aliança com o prefeito Allyson Bezerra (UB). Enquanto o governismo estiver pairando, esta conta não fecha.


FEIRA DA EMPREGABILIDADE

O Senac RN realiza na quarta-feira 30, a Feira de Empregabilidade com oferta de mais de 300 vagas de empregos para o cargo de Expert de Interação na empresa TP (Teleperformance). A ação de recrutamento será realizada no horário das 8h às 17h na unidade do Senac na Zona Norte, situada na Travessa Macaé, 2875, bairro Potengi.

 

TADEU E “O MELHOR PREFEITO”

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, foi recebido pelo congênere de Caicó, Dr. Tadeu (PSDB), durante a “Feirinha de Sant’ana”, padroeira de Caicó esta semana, em clima de festa. Trocaram elogios. Dr. Tadeu afirmou: “Queria agradecer ao melhor prefeito do Rio Grande do Norte por ter prestigiado a nossa feirinha”.

 

TADEU E FÁTIMA

Por outro lado, o prefeito Dr. Tadeu (PSDB) anunciou, nesta sexta-feira 25, apoio à pré-candidatura da governadora Fátima Bezerra (PT) ao Senado nas eleições de 2026. “Não há como ficar dissonante do que a governadora fez por Caicó e a região do Seridó”, afirmou ao blog de Marcos Dantas.

 


NOTA CULTURAL – COMUMRAIO

A banda de Umarizal, Comumraio, completa dez anos com duas novidades: a primeira é o relançamento de seu primeiro CD homônimo, “Comumraio” (2015), que agora está disponível em todas as plataformas digitais. A segunda é o lançamento, em agosto, do novo EP, “Lembrar de Não Morrer Ainda”.


ALLYSON NO SERIDÓ

Ao visitar famílias de lideranças e amigos de Caicó, o prefeito Allyson Bezerra ressaltou que foi lá que comprou seu maior amuleto, o chapéu de couro, e que o ajudou a se eleger. Fez questão de buscar outro.

 

PRÊMIO IDEB

Esta semana, a Câmara de Mossoró aprovou o PLOE 131/2025, que institui o Prêmio IDEB Mossoró Cidade Educação, que consiste em incentivo à premiação de escolas, diretores, professores e estudantes com melhor desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).  A vereadora Marleide Cunha (PT) que é professora, ao lado de Plúvia Oliveira (PT), foram as únicas que votaram contra o benefício.

 

“PENSAMENTOS DIGITALIZADOS”

A expressão da semana vem do general da reserva Mário Fernandes, articulador do plano “Punhal Verde Amarelo”, que previa o assassinato do presidente Lula (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes. “Esse pensamento digitalizado não foi compartilhado com ninguém”, justificou ele.